sábado, 29 de julho de 2023

A guerra da audiência no rádio sergipano...

Publicação compartilhada do site FAN F1, de 29 de julho de 2023

Opinião: A guerra da audiência no rádio sergipano e o estratégico investimento para o público consumidor

Por Narcizo Machado

Uma pausa na política para um diálogo sincero e direto sobre a audiência no rádio sergipano. Recente resultado do IBOPE mostrou a preferência dos ouvintes, dentro da diversidade de programações, pelo maior meio de comunicação que a humanidade já inventou. Sim, nenhum outro chega tão longe e aglutinou tantos amantes como o rádio.

Em tempos de tecnologia, há uma polifonia, uma multiplicidade de vozes, um protagonismo da sociedade, que é, ao mesmo tempo, importante e ilusório. Explico: a Internet e as redes sociais trazem um efeito de participação popular, fundamental no monitoramento do debate público, contudo, nestas plataformas, ninguém fala para ‘todo mundo’. Você fala para seu conjunto de seguidores. Portanto, não existe o mesmo alcance de um meio de massa.

Mesmo tendo essa audiência específica, elas são essenciais em qualquer estratégia de marketing e, dependendo do objetivo da ação, um investimento na internet e nas redes sociais é suficiente. Eis aqui uma ‘pegadinha’, uma casca de banana para quem quer construir imagem e fazer publicidade de grande alcance: a restrição nas redes não funciona, é preciso usar um conjunto de ferramentas, uma campanha mais completa.

Neste contexto, entra a guerra por audiência no rádio sergipano. Tradicionalmente, e no contexto atual, equivocam-se aqueles que se prendem aos números totais. Ter um grande volume de ouvintes é bom, mas, a depender do perfil, não é essencial.

Público-alvo são segmentos, cada empresa e cada produto possui seus nichos. Sendo assim, um empresário que tem um produto ou serviço direcionado a católicos cristãos, pode optar por não pagar o alto valor agregado de um comercial na mídia  líder de audiência. Ele  pode fazer um investimento direcionado na rádio que fala direto aos católicos.

Por exemplo, se um produto ou serviço depende alcançar um determinado público consumidor; adulto; na faixa etária entre 30 e 45 anos; que tenha poder aquisitivo e influência na decisão de compra, o seu local de propaganda não precisa ser uma rádio popular e sim a emissora líder neste perfil de ouvinte.

Apresento-lhe ela: Rádio Fan FM. Com um ano e meio de atuação na programação voltada para o público adulto, surpreendeu no IBOPE 2023, liderando nos dias úteis da semana, ou seja, de segunda a sexta-feira.

No conjunto de horas de maior audiência, das 7h às 20h, é a primeira colocada na preferência de um público específico, que busca uma programação de qualidade, como a veiculada pela Rádio Fan FM, que associa o jornalismo sério e de credibilidade, a uma programação musical que entretém com requinte e bom gosto.

Convém ressaltar que, além do rádio ser um meio de comunicação que congrega uma série de fatores particulares que faz dele um mecanismo único de disseminação de conteúdo, existe na Fan FM uma articulada e estratégica interação do rádio com as redes sociais e plataformas digitais, um canal entre o clássico e o atual, o que agrega muito, não apenas na transmissão do conteúdo veiculado, mas também na possibilidade de uma maior sinergia com o público por sua perenidade no tempo, já que as redes não possuem tempo limite para acesso.

É válido e saudável comemorar resultados. Por isso, comemoramos e divulgamos os nossos. E finalizo, afirmando:  nosso Jornalismo vai no mesmo caminho, falamos para um público formador de opinião e decisivo na formação de imagem, seja de empresas ou de personagens públicos. Sabemos nossa força e nossa relevância no conjunto diverso da concorrência.

Texto e imagem reproduzidos do site: fanf1 com br

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