terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Exposição reúne acervo sobre a história do rádio brasileiro

Mostra reúne receptores antigos de rádios, 
fitas cassetes, discos de vinil
Foto: Divulgação

Publicado originalmente no site Rede Globo, em 02/09/2013

Exposição reúne acervo sobre a história do rádio brasileiro

A memória dos meios de comunicação de massa estará exposta através da “Mostra do Acervo Talvane Lukatto”, na Galeria Trapiche Santo Ângelo (Praia Grande). A abertura acontece nesta segunda-feira (2), às 19h. A exposição fica aberta ao público no horário das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, até o dia 18 de setembro, com entrada gratuita.

A mostra, que reúne o fantástico acervo sobre a história do rádio brasileiro que o radialista e pesquisador Talvane Lukatto conseguiu reunir ao longo de vários anos, é um verdadeiro passeio pela história. Talvane começou sua paixão pelo rádio aos 11 anos de idade, usando os próprios recursos para aquisição do acervo, que hoje conta com 64 receptores antigos de rádios, 16 mil fitas cassetes com programas de várias partes do Brasil, 50 mil discos de vinil, dois mil adesivos de rádios de vários países, cinco mil DVDs com partidas de futebol, novelas, telejornais, programas eleitorais, minisséries, e tantos outros.

Peças do acervo em exposição 
Foto: Divulgação

O trabalho do radialista já foi divulgado em níveis local, nacional e internacional. O acervo conta com material da Rádio BBC de Londres, Rádio Internacional da China, Jovem Pan (São Paulo), Aparecida AM (Aparecida do Norte - SP), Rio Mar (Manaus), Excelsior (Salvador), dos jornais Folha de São Paulo, Revista Zine (Jornal do Brasil), Revista Aerp (Curitiba), O Estado do Maranhão (São Luís), Jornal Pequeno (São Luís), Jornal O Imparcial (São Luís), TV Difusora (Afiliada SBT - São Luís), TVE (Rio de Janeiro e São Luís), Globo News (Programa Via Brasil) e Canal 20 (TV a cabo – São Luís).

Exposição

O pesquisador já realizou em São Luís oito exposições de rádios antigos, tendo como temática o passado, o presente e o futuro do rádio brasileiro. Fazendo um passeio por várias épocas, cada uma representada por um receptor de rádio diferente. Em setembro de 2005, Talvane foi homenageado com uma placa comemorativa entregue pelo Sindicato dos Radialistas do Maranhão devido os relevantes serviços prestados ao rádio maranhense.

Texto e imagens reproduzidos do site: redeglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário