terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Evolução do Rádio


Evolução do Rádio

Muito mais que uma simples transmissão de voz, a invenção do rádio fez e ainda faz parte da vida de muitas pessoas, seja para estar informado em relação às notícias, não perder o jogo de futebol enquanto está dirigindo ou ouvir sua música predileta.

Foi Guglielmo Marconi (1874 — 1937), físico e inventor italiano, que desenvolveu a tecnologia de transmissão de voz sem fios e, portanto é considerado o inventor do rádio. Marconi realizou, em 1895, o primeiro teste de transmissão de sinais sonoros, tendo sucesso em seus experimentos. Para fundamentar sua pesquisa, ele utilizou basicamente os estudos sobre ondas electromagnéticas que poderiam propagar-se no espaço, formulada por James Clerk Maxwell.

No Brasil a primeira transmissão de rádio ocorreu em 7 de setembro de 1922, durante a comemoração do centenário da Independência do Brasil e o então presidente Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro fez um discurso que foi transmitido pelo equipamento que foi instalado no alto do Corcovado.

Pouco depois desse evento, em 1923, Roquette Pinto fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que representou a primeira emissora regular do Brasil. A programação foi sendo modificada, mas sempre esteve ligada à cultura, a música e as artes, mas naquela época, eram raras as pessoas que possuíam aparelhos receptores.

Era do Rádio e um pouco de história

Este “mais recente” equipamento de comunicação da época encantou e mudou a vida das pessoas, que passavam a organizar seus horários para assistir novelas e programas de auditório. A família reunia-se em torno do aparelho e compartilhavam emoções.

Os anos 30 foram marcados também pelo impacto e pela inovação, criou-se a Voz do Brasil pelo departamento de propaganda e difusão cultural do Governo, aparecem os programas de auditório e os primeiros radiojornais.

A partir dos anos 40 a Rádio Nacional passou a fazer parte do patrimônio nacional. Esta emissora se tornou líder de audiência graças as rádio novelas, o Repórter Esso e programas de auditório, que conquistaram o público.

Tal como as novelas de hoje, as que eram apresentadas através do rádio marcaram época e tornaram-se o passatempo preferido do público. A primeira radio novela a ser transmitida foi “Em busca da felicidade”, que durou 3 anos e foi escrita por Leandro Blanco, em adaptação de Gilberto Martins. Com essa novela a emissora marcou a primeira autêntica história seriada radiofônica. A novela contava a história de um mocinho valente, uma dama em perigo e um bandido mau. O que tornavam as novelas transmitidas pelo rádio tão especiais era a rica sonoplastia, que chamava a atenção e aguçava a imaginação dos ouvintes.

Na década de 50 é marcada por inovações tecnológicas, como equipamentos menores e mais leves, que poderiam ser levados de um lado para o outro. É a fase do rádio portátil, que amplia a ideia do rádio como simulação do diálogo direto com o ouvinte, a partir do momento que o consumo deixa de ser feito em grupo.

Nos anos 60 começaram a funcionar as rádios de frequência modulada, as FM’s , que são canais abertos dedicados a música que se caracterizavam por ter um formato de show, no qual os programas usam o diálogo com o público e eram segmentados, atendendo diversos gostos distintos dos ouvintes.

A partir de 1970 as inovações são percebidas pela modificação dos aparelhos, que começaram a ser comercializados em dispositivos híbridos que conjugavam inicialmente rádio e toca-discos e depois rádio, toca-discos e toca-fitas, o popular “três em um”. A tecnologia que permitiam a gravação em fitas cassete de programas ou músicas veiculadas no rádio.

Rádio em ambiente digital

O rádio tradicional, apesar de ainda ser usado por muito, está perdendo espaço nos dias de hoje por não ter capacidade de interação, dessa forma a evolução não pode parar e surge a Web rádio, que é o serviço de transmissão de áudio via internet com a tecnologia própria, gerando áudio em tempo real, havendo possibilidade de emitir programação ao vivo ou gravada. Muitas estações tradicionais de rádio transmitem a mesma programação pelo meio convencional e também pela Internet, conseguindo desta forma a possibilidade de alcance global na audiência. Outras estações transmitem somente via Internet. Há também a possibilidade de baixar o arquivo de áudio para o computador e este arquivo é chamado de podcast.

Curiosidades

O noticiário “Repórter Esso” fez sua estreia em 1941, transmitido pela Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, e pela Rádio Record, de São Paulo. O locutor era Heron Rodrigues. Foi o primeiro noticiário de rádio que fazia mais que apenas ler o jornal impresso. As duas frases que ficaram mais famosos no jornal foram “O primeiro a dar as últimas” e “Testemunha ocular da história”. Parou de ir ao ar em 31 de dezembro de 1968, com o locutor às lágrimas se despedindo do público.

Fonte: Guia do Curiosos.

Texto e imagem reproduzidos do site: smartkids.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário