sábado, 1 de abril de 2023

O rádio tá à venda?

Imagem reproduzida do site portalbrasilempresarial, postada pelo blog, para ilustrar o presente artigo.

Artigo publicado originalmente no site TUDO RÁDIO, em 31 de Março de 2023 

O rádio tá à venda?

Por Juliana Paiva*

Todo o dia estou em contato com profissionais do rádio. Meu trabalho é oferecer a eles soluções de conteúdo, projetos estratégicos e consultoria de negócio. 

Sempre aparece alguém perguntando se eu conheço um interessado em comprar uma  emissora de rádio. 

Sei que dependendo da proposta, toda empresa pode ser vendida. Isso é normal no mundo dos negócios. 

Tenho que confessar, no entanto, que fiquei assustada com esse feedback de uma parte do mercado, mas eu tenho um vício de sempre enxergar oportunidade na adversidade.

Estaria então o rádio à venda?

Graças a Deus, não! 

Tem uma boa parte do mercado de radiodifusão que segue investindo no meio. Contratando pessoas, investindo em estratégia, conteúdo e, principalmente, na transformação digital. 

E como todo mercado, tem aquele que está com dificuldade de tracionar seu negócio. Para esses casos, a Radiodata, outras empresas de conteúdo e a redes de rádio podem te ajudar.

Tem aqueles também que estão com problemas por falta de time no investimento ou por jogar a toalha, mesmo! 

Minha fala aqui não é para os que seguem investindo. 

Porque como dizia David Bowie “O amanhã pertence àqueles que podem escutá-lo chegando” 

Minha fala é para os que pensam em vender emissoras de rádio. 

Respeito a decisão de negócio de querer deixar o meio. É do jogo e tá tudo bem. 

Só não me faça essa pergunta e explico.

Eu acredito que o rádio é quem tem a experiência para gerar conteúdo em áudio. Não preciso nem explicar a força da comunicação em áudio, né?

É o rádio que tem mais de 100 milhões de ouvintes nesse país. 

É o rádio que tem o maior índice de confiança. É o rádio que presta serviço local para as cidades. 

Não tenho medo do podcast. Ele não vai acabar com o rádio porque ele é rádio, só que distribuído de uma forma diferente. 

Não tenho medo das mídias digitais porque elas são aliadas na entrega do áudio que o rádio produz. 

É o rádio que estabelece confiança e dá credibilidade aos anunciantes. 

Afinal, você confia mais em um banner de internet ou no testemunhal que o teu âncora favorito faz na rádio ou no patrocínio de abertura do seu colunista que chancela a credibilidade desse anúncio? 

A Inteligência Artificial vai te ajudar em muitas coisas, mas não vai substituir a emoção de ouvir o Eder Luiz narrando uma partida de futebol ou do Milton Jung fazendo farra no estúdio com a Cássia Godoy e seus colunistas. 

É o rádio que apresenta novos artistas, novas histórias e que literalmente fala com a sua audiência. 

Mas, se mesmo depois de tudo que eu disse, você ainda quer vender a sua rádio, tenho uma dica para te dar. 

Faça como os norte-americanos que reformam suas casas para valorizar a venda. 

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* Colunista Juliana Paiva é especialista em planejamento estratégico e gestão de projetos de mídia. É sócia-diretora da Radiodata, marketplace de conteúdo em áudio. Atende clientes como UOL, Transamérica, CNN, Padre Marcelo Rossi entre outros. Tem passagens por rádios como Jovem Pan, Rádio Globo e CBN. Foi responsável pelo projeto de expansão de mais de 70 emissoras afiliadas do Sistema Globo de Rádio.

Texto reproduzido do site: tudoradio.com

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