Imagem reproduzida do site [ifs.edu.br] e postada pelo blog 'Sintonia Radiofônica', para ilustrar a presente postagem
Biografia
Jairo Alves de Almeida, professor licenciado pela Universidade Federal de Sergipe, jornalista Profissional – DRT/SE nº224, nasceu no dia 26 de março de 1947, no povoado Ribeira, na cidade de Campo do Brito/Sergipe. Seus pais: Lindonor Batista de Almeida e Joana Alves de Almeida. É casado com a assistente social Nadja Santos Alves de Almeida. E pai de cinco filhos: Jairo Alves de Almeida Junior – radialista; Milton Bruno Santos Alves de Almeida – jornalista; Larissa Santos Alves de Almeida Cortes – psicóloga.
Durante passagem pela Escola Industrial, (1962) surge a iniciação no rádio. A Escola era regime integral. Os alunos chegavam seis da manhã, só eram liberados após cinco e meia da tarde. Pela manhã café reforçado e depois aulas até ao meio-dia; à tarde, nos primeiros seis meses, o aluno ficava 30 dias em cada oficina profissionalizante. Se o aluno apresentava tendência para realizar as tarefas exigidas, ele permanecia os três anos e meio do curso. Além disso, a Escola oferecia almoço, médico, dentista, fardamento e um pró-labore para cada aluno.
Na oficina eletroeletrônica, com o Prof. Aldomanúncio Rodrigues, junto com outros professores, os alunos montaram o transmissor e mesa de som. Surge a Rádio Escola Industrial de Aracaju AM – 1440 KHZ. Era sintonizada em Aracaju e na Grande Aracaju. Jairo fez um teste para locutor e foi aprovado. Também nessa época Jairo participa da orquestra de Maria Olívia, cantando e tocando Bangô. Em 1963 surgiu a primeira oportunidade em rádio. Foi contratado pela rádio Jornal, à época ZYM21 localizada na Avenida Rio Branco. Ingressou no curso de Licenciatura em História Geral da UFS, após vestibular, concluindo–o em 1973.
Na universidade foi representante dos alunos da área de Humanidade, nos Conselhos Superiores da instituição. A partir do primeiro ano de faculdade começou a lecionar, no Colégio Jackson de Figueiredo. Após a formatura fez concurso para o Estado passando a lecionar nos Colégios Atheneu, depois Tobias Barreto e Paulo Sarasate, em São Cristóvão. Foi nomeado vice-diretor do Atheneu. O diretor era o Prof. José dos Anjos. Foi diretor da rádio Aperipê, assessor de Comunicação da Secretaria da Educação do Estado; assessor de Comunicação da SMTT/ AJU; assessor de imprensa do Funrural (hoje INSS); repórter da TV Sergipe, da “Voz do Brasil”, da rádio Atalaia.
Atualmente coordena o jornalismo da rádio Cultura, onde apresenta um programa diário pela manhã, às 6h30, Linha Direta e aos domingos Hoje é dia de Retreta, às 8h30 onde apresenta as filarmônicas civis e militares locais e de âmbito nacional.
Para Jairo Alves "a profissão como a vida, é um constante aprendizado. O dia-a-dia é a escola da vida. Amo o magistério e amo o rádio. Se retornasse aos anos 60, no início da carreira, faria tudo que fiz até agora. Professor, Radialista e Jornalista".
Fonte: blog da academialiterariadevida blogspot com
Nenhum comentário:
Postar um comentário