domingo, 31 de janeiro de 2021

Programa "Arquivo Musical", da Rádio Bandeirantes de S. Paulo

Publicado originalmente no blog RADIOAMANTES, em 3 de janeiro de 2021

Tradição na Rádio Bandeirantes, Arquivo Musical sai do ar

Por Rodney Brocanelli

Muita gente foi pega de surpresa na manhã deste domingo com a não veiculação do Arquivo Musical, da Rádio Bandeirantes. Apresentado atualmente por Ronald Gimenez, o programa apresenta uma seleção de músicas nacionais e internacionais que marcaram época.  Na última sexta, Gimenez fez uma postagem em um perfil não oficial dedicado à atração com cerca de 15 mil membros no Facebook informando que o programa não iria ao ar neste domingo e que ele estaria passando por uma transição. “Esperamos que logo o Arquivo esteja de volta” (veja aqui). Como nem todos os ouvintes tradicionais tiveram acesso ao comunicado, as reações de surpresa não param de acontecer.

O que o Radioamantes sabe é que o Arquivo Musical está fora do ar devido a uma determinação da Rádio Bandeirantes de não mais veicular programas musicais para evitar problemas com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), responsável por recolher e pagar direitos autorais aos autores de músicas. Várias emissoras já diminuíram a veiculação de músicas ou tiveram de se utilizar de outros artifícios em suas respectivas programações por causa disso. Uma das saídas é rodar trechos que não passam dos 15 segundos. Até onde se sabe, essa decisão não afeta a outras emissoras do grupo, eminentemente musicais.

O Arquivo Musical é um dos programas mais antigos da Rádio Bandeirantes. Estreou em 17 de março de 1963 e foi criado por Clodoaldo José Machado. Seu primeiro apresentador foi Odayr Baptista. Desde então, manteve-se fixo na grade aos domingos pela manhã, mesmo com todas as alterações pelas quais passou a emissora ao longo dos anos.

A lista de apresentadores que se seguiram depois de Odayr Baptista é ilustre. Além dele, estiveram no comando da atração os comunicadores Jorge Helal, Antônio Carvalho, Lourival Pacheco e Muibo César Cury. Ronald Gimenez é apresentador do Arquivo Musical desde 2010. Vale destacar que o programa só teve dois programadores musicais.

ATUALIZAÇÃO (04/01/2021 – 19h00) – Veja abaixo nota encaminhada pela assessoria de imprensa do Grupo Bandeirantes, a pedido do blog Radioamantes:

A Rádio Bandeirantes, cuja a tradição é marcada pelo seu conteúdo jornalístico, e que passou por importantes reestruturações da sua grade recentemente, está reavaliando a continuidade ou não da veiculação do programa “Arquivo Musical”

Texto e imagem reproduzidos do blog: radioamantes.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário