sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

'Esse Gato Ninguém Segura' - 45 anos de "O Pulo do Gato"

Esse Gato Ninguém Segura chega às bancas do país. 
Escrito pelo jornalista Claudio Junqueira, 
livro conta curiosidades de ‘O Pulo do Gato’. 
Programa apresentado por José Paulo de Andrade
está há 45 anos na grade da Rádio Bandeirantes. 
(twitter.com/@Escritor4)

Um belo dia, ao pensar sobre a dissertação, veio o insight: que tal resgatar a memória d’O Pulo e passar a limpo essa história tão rica para a Rádio Bandeirantes e para São Paulo? Levei a empreitada adiante: falei com o Zé Paulo, que gostou e apoiou a iniciativa; com o então diretor de Jornalismo da Bandeirantes, José Carlos Carboni, infelizmente já não mais entre nós, e que gentilmente me deu sinal verde para a tarefa.Com o aval de ambos, levei quase um ano até escolher o melhor caminho para concretizar essa ideia, via mestrado, iniciado em 2013 e concluído em 2015.Foram mais de 30 entrevistas, dias inteiros passados no Centro de Documentação e Memória do Grupo Bandeirantes de Comunicação, aferição de dados, áudios, vídeos e acesso a pesquisas inéditas que o Ibope fornecia à rádio com os índices de audiência do matutino, que comprovam a liderança d’O Pulo entre os jornalísticos do período da manhã. Entrevistados também contribuíram ao fornecer fotos e documentos essenciais para a pesquisa. Algumas imagens raras, nunca antes publicadas, como a do narrador esportivo Osmar Santos, fornecida pela família do falecido jornalista Jair Brito, ilustram esta obra. Nesse período de trabalho na emissora, que me fez 'mergulhar' no encantador mundo da radiodifusão e vivenciar as mais diferentes sensações provocadas pelo imediatismo e agilidade deste veículo centenário e me deparar com boa parte da história brasileira e internacional. Este livro é uma singela homenagem a José Paulo de Andrade, aos que junto com ele fizeram e fazem o programa, a todos os pioneiros do rádio, aos ouvintes e um registro histórico de O Pulo do Gato, um dos principais programas jornalísticos do dial brasileiro. Alô São Paulo! Bom dia Brasil!  (Cláudio Junqueira).

******************************************************

Publicado originalmente no site Terceiro Tempo, em 06/12/2018

'O Pulo do Gato": Livro é lançado em concorrida sessão de autógrafos na capital paulista.  

Por Marcos Júnior Micheletti 

Os jornalistas Claudio Junqueira e José Paulo de Andrade.
Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Salomão Ésper, José Paulo de Andrade e Claudio Junqueira. 
Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

O livro "Esse Gato Ninguém Segura", que retrata os 45 anos do programa "O Pulo do Gato", da Rádio Bandeirantes, escrito pelo jornalista Claudio Junqueira, teve sua noite de lançamento com sessão de autógrafos na noite da última quarta-feira (5), na Livraria Martins Fontes, em sua unidade da Avenida Paulista.

O evento foi um sucesso, com a presença de centenas de fãs do programa que está completando 45 anos interruptos na Rádio Bandeirantes, e contou com a presença, além do autor, de José Paulo de Andrade, apresentador da atração, e também de Salomão Ésper, além de inúmeros outros jornalistas que colaboram ou colaboraram para o programa, que tornou-se uma referência no rádio brasileiro.

A ideia do livro surgiu por parte de Claudio Junqueira, como trabalho acadêmico, que o desenvolveu para sua tese de mestrado, e conta com organização e adaptação de Marc Tawil, pela Editora Letras do Pensamento, responsável também pela distribuição.

Texto e imagens reproduzidos do site: terceirotempo.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário