REGISTRO - O Rádio entrou para o ambiente digital. E agora?
A presença do rádio no ambiente digital foi o tema abordado
nesta quarta-feira, 18/10/2017, durante curso a distância promovido pela AERP em
parceria com a ABERT. O debate contou com a participação das professoras Nair
Prata e Nélia Del Bianco e do diretor jurídico da AERP, Dr. Michel Micheleto.
As professoras apontaram as transformações pelas quais o
meio vem passando, apresentando conceitos e exemplos de novos modelos de negócios
que colocam o rádio como protagonista neste novo cenário.
Trazer o ouvinte para o centro das transmissões e considerar
que seus hábitos de consumo mudaram é o principal caminho que as rádios devem
seguir para buscarem esse reposicionamento. “Vamos buscar nossas audiências
onde elas estão, seja no ambiente físico ou no digital”, afirmou Nair Prata,
professora do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal
de Ouro Preto.
Entender que o rádio não ocupa mais o papel central na transmissão
da informação e que deve chegar ao ouvinte por meio de múltiplas plataformas é
fundamental. “Saímos de um modelo engessado de rádio para um universo de
infinitas possibilidades”, completou Nair.
Para Nélia Del Bianco, professora dos programas de Pós-Graduação
em Comunicação das Universidades de Brasília e Federal de Goiás, as rádios
precisam estar atentas ao comportamento de sua audiência. “O tempo do ouvinte
hoje não é mais o tempo linear do rádio. Ele é multiplataforma e está conectado
em rede. Ele divulga, comenta e compartilha o que ouve, estabelecendo
comunidades de pessoas que partilham dos mesmos interesses”, disse.
Engajamento e fidelização do ouvinte
Pensar em novos formatos e conteúdos específicos para cada
plataforma são algumas das estratégias que os radiodifusores devem seguir,
segundo as professoras. “Não dá para pensar com a cabeça de antigamente diante
dos novos formatos”, defendeu Nélia.
O papel da audiência na propagação da informação também foi
destacado. “O ouvinte quer muito mais que uma simples participação, quer
propagar a informação para a sua rede. Temos que pensar em que formatos
permitem essa propagação”, apontou Nélia.
O projeto EaD é uma iniciativa da AERP em parceria com a
ABERT, desenvolvido para abrir oportunidades iguais de capacitação aos
radiodifusores. Por meio de cursos e seminários, realizados em ambiente
virtual, é possível assistir ao vivo os conteúdos e interagir com os
especialistas convidados.
Saiba mais em aerp.org.br/ensinoead
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Texto e imagem reproduzidos do site: aerp.org.br
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