Publicado originalmente no site da rádio CBN, em 02/03/2018
CBN ganha nova sede 100% digital em São Paulo
Depois de 26 anos instalada na Rua das Palmeiras, no centro
de São Paulo, o sinal que você ouve no rádio agora vai partir da Av. Jornalista
Roberto Marinho, na zona Sul da cidade. O investimento em tecnologia de som,
luz e imagem aproxima ainda mais a CBN dos ouvintes.
Por Pedro Durán
A nossa sintonia no ar não muda, mas a nossa sintonia com
você vai aumentar a partir de agora.
Pois é, estamos de casa nova!
Depois de 26 anos na Rua das Palmeiras, no centro de São
Paulo, a partir de agora o sinal que chega aí no seu rádio vai partir da
Avenida Jornalista Roberto Marinho, na zona sul da cidade.
Uma mudança em sintonia com o futuro!
Chegamos ao coração das novas tecnologias brasileiras, bem
perto da sede das mais modernas empresas e ao lado da TV Globo.
Foi o trabalho de uma grande equipe - que teve mais de 50
reuniões e visitas técnicas - e garantiu em menos de dois meses a instalação do
maior sistema de áudio por IP do Brasil. É o maior do mais moderno para fazer
da nossa geração 100% digital: o que melhora a qualidade do som que chega no
seu rádio e reduz consideravelmente o risco de problemas técnicos.
Mais tecnologia pra garantir mais interatividade.
Foram usados aproximadamente 115 km de cabos, o que equivale
à distância entre Recife e João Pessoa.
Foi como renovar todo o encanamento e a parte elétrica antes
de mudar de casa. Tudo para abrigar a tecnologia que deixa as rádios do Grupo
Globo na vanguarda da última geração.
Geração em que a nossa importância só vai aumentar, como
explica o diretor geral do Sistema Globo de Rádio, Marcelo Soares.
"Várias pesquisas mostram que a totalidade da população
brasileira escuta rádio de alguma maneira em algum momento. A gente enxerga
isso e a gente acredita que não existe uma tendência de mudança desse hábito de
consumo de rádio. Rádio é um veículo importantíssimo e o papel que a CBN e a
Rádio Globo ocupam hoje eu tenho a convicção de que vai crescer muito de
importância nos próximos anos muito facilitado por essa estrutura que a gente
tá colocando pra funcionar", diz ele.
Agora os nossos estúdios estão preparados não só para
transmitir áudio, mas também pra te permitir ver mais perto os âncoras,
comentaristas e repórteres que falam com você todos os dias.
Para isso, uma iluminação artística, com foco na informação,
e câmeras especiais, como conta o coordenador de infraestrutura tecnológica,
Fernando Balocco.
"É uma imagem HD, uma imagem limpa, uma imagem bem
bonita, com cores vivas. A gente consegue uma aproximação de até 30 vezes com
uma qualidade excelente ainda assim. Foi tudo pensado para trazer essa melhor
experiência para o ouvinte", explica.
As novas instalações também garantem mais espaço para a
equipe de produtores, âncoras e os convidados das duas rádios.
Na CBN, o diretor de Jornalismo Ricardo Gandour explica que
as novas ferramentas são excelentes instrumentos para levar informação com
credibilidade para mais de 770 cidades brasileiras, que tem 87 milhões de
ouvintes potenciais e representam metade do PIB nacional.
"O passo que nós estamos dando hoje é no sentido de
preservar o nosso método de trabalho. O que faz diferença mesmo é a atitude
humana. A atitude humana do profissional que está sempre insatisfeito com o que
lhe é mostrado, que sempre busca novos ângulos, investe tempo e método em
investigar, em aprender e em traduzir aquilo para os ouvintes e para a
sociedade. Então o ferramental é importante, mas ele se alia ao capital humano
do jornalista. É essa convergência que nós estamos hoje reforçando", diz
Gandour.
Assim como o estúdio recém-inaugurado no Projac, a Rádio
Globo de São Paulo também passa a ser vizinha da TV Globo, com espaço e
estrutura para receber música ao vivo e grandes convidados. Novidade que anima
o diretor executivo da Rádio Globo, Julio Pedro.
"Poder receber melhor os artistas, principalmente na
área musical e poder fazer música ao vivo com qualidade é o grande diferencial
que os nossos ouvintes vão poder perceber. E a outra parte é a parte
tecnológica, de visual também, porque hoje o rádio também é visual", conta
o diretor.
Todo esse investimento para ter a melhor tecnologia
disponível para rádio no Brasil só nos ajuda a ficar mais perto de você, que
ouve e participa da nossa programação todos os dias.
Aproveite com a gente essa mudança e, como sempre, seja
bem-vindo.
Texto e imagens reproduzidos do site: cbn.globoradio.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário