domingo, 31 de julho de 2016

Radialista “Eduardo Abril” é sepultado com “honrarias”



Publicado originalmente pelo site Imprensa 1, em 30/07/2016.

Radialista “Eduardo Abril” é sepultado com “honrarias”

Não poderia ser diferente, o sepultamento do corpo do radialista e grande comunicador sergipano, Eduardo Anastácio Abril “Eduardo Abril”, foi marcado não só pela presença dos amigos e colegas radialistas, mas principalmente pela honraria concedida aquele que era uma grande autoridade do rádio de Sergipe.

Na manhã deste sábado, dia 30, o corpo de Eduardo Abril que estava sendo velado em uma das salas do velatório PIAF, no Bairro Getúlio Vargas em Aracaju. Foi levado para o cemitério São João Batista em cima de um carro do Corpo de Bombeiros que foi acompanhado por uma Limonize contendo várias homenagens em painel de LED e coroas de flores. Tanto no velatório como no cemitério, amigos, colegas e radialistas discursaram em pronunciamentos de gratidão e de passagens marcantes junto a Eduardo.

O conceituado Eduardo Abril, faleceu ao 53 anos, nas dependências do Hospital de Cirurgia, em Aracaju no final da manhã dessa sexta-feira, dia 29, após ter seu quadro de saúde piorado “Choque Séptico” ( infecção generalizada) nos pulmões e estômago.

Ele tinha sido internado por diversas vezes no hospital do município de Estância, e neste mês de julho, foi transferido para o Hospital de Cirurgia em Aracaju para dar continuidade ao seu tratamento dentro de uma condição melhor. Vale lembrar, que ele já tinha sofrido três paradas cardíacas, sofria de diabetes, teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) por três vezes e sua visão estava comprometida.

O Sindicato dos Radialistas de Sergipe (STERTS), foi o responsável em viabilizar o tratamento do corpo para velório, já que havia uma recomendação médica para que o sepultamento acontecesse no mesmo dia. Além disso, foi o STERSTS que providenciou o carro do Corpo de Bombeiros.

O ilustre radialista, deixou esposa e mais cinco filhos, sendo três deles do primeiro casamento.

Biografia

José Eduardo Anastácio Abril nasceu a 3 de março de 1963 na cidade de Santa Luzia do Itanhi/Sergipe. A sua infância aconteceu parte em sua terra natal, e nas cidades de Estância e Salvador.

Abril iniciou seus estudos em sua terra natal, no Colégio Comendador Calazans, da rede estadual. Posteriormente fez o ginásio na cidade de Estância, primeiramente como aluno do Colégio Graccho. Na mesma cidade ainda estudou no Colégio Gumercindo Bessa, mas retornou ao Graccho para concluir o curso ginasial. No prosseguimento dos estudos, fez opção para um curso técnico e se matriculou na então Escola Industrial de Estância, da qual sai como técnico em contabilidade, profissão que não exerceu.

Para garantir os estudos do neto, o avô Brasilino alugou uma casa em Estância, cidade onde Eduardo passou a juventude, iniciou a carreira de radialista. Apaixonado por rádio, quando estava concluindo o segundo grau tomou conhecimento que a rádio Esperança de Estância estava abrindo espaço para contratar locutor, não pensou duas vezes e fez inscrição para trabalhar na primeira emissora do interior sergipano e ali começava sua ligação com os microfones. Na emissora ele permaneceu por três anos e só saiu por melhor proposta profissional, chance de uma projeção maior na carreira de radialista, na Rádio Jornal AM.

Na jornal ele começou como repórter esportivo e em seguida passou a fazer externas para o jornalismo do programa Jogo Aberto, de Reinaldo Moura. Logo em seguida, o radialista substituiu o âncora, mas alegando questões políticas, por conta das suas convicções, e maneira de pensar politicamente deixa a emissora logo em seguida.

Posteriormente Eduardo Abril consegue novo emprego e passa a administrar a rádio Progresso de Lagarto e FM Aparecida do Grupo Reis. Lá atuou como diretor geral quase dois anos, e em seguida voltou para Aracaju a convite de Almeida Lima para ir para a rádio Liberdade AM, quando o mesmo adquiriu a emissora, sendo repórter de Gilmar Carvalho, no Programa Impacto. Logo em seguida retorna a Rádio Jornal e depois recebe proposta para fazer o programa Jogo Aberto, na FM Sergipe, convidado por André Barros.

Na cidade de Itabaiana, Abril comandou programas jornalísticos líderes de audiência. Na FM Itabaiana assumiu em 2007 o Programa Espaço Aberto, programa matinal da emissora Serrana, local em que permaneceu até o ano de 2010. Após a sua saída da 93,1 o radialista foi trabalhar na concorrente, Rádio Capital do Agreste.

O profissional também trabalhou em grandes emissoras de televisões do país, como a extinta TV Manchete e a TV Bandeirantes, em que foi correspondente de rede.







Texto e imagens reproduzidos do site: imprensa1.com

Fonte de fotos e dados biográfico: Facebook, Portal itnet e TV Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário