quarta-feira, 5 de junho de 2019

Das Coisas Boas do Rádio, por Jorge Nascimento Carvalho


Publicado originalmente no perfil do Facebook/JorgeNascimento Carvalho, em 4 de junho de 2019

Das Coisas Boas do Rádio
Por Jorge Nascimento Carvalho

Sou radio-maníaco desde a minha adolescência. Ouvi rádio durante os meus anos de infância, adolescência e juventude em Sergipe. Na rádio Liberdade, desde a infância, com a minha mãe e a minha avó ouvia o Informativo Cinzano, Cada Crime Tem Sua História e Pergunte a Silva Lima, todos estes com o lendário radialista Silva Lima. Quando ele se transferiu para a Rádio Difusora, continuei ouvindo. Ouvia o programa Calendário, com Santos Mendonça, também na mesma Rádio Liberdade. Na Rádio Jornal ouvia os programas de Nazaré Carvalho, quando esta trabalhava com disc-jockey e também, com Jairo Alves, Os Brotos Comandam. As coisas do futebol eu acompanhava pela Rádio Cultura, com a Equipe de Ouro, comandada por Carlos Magalhães e os comentários de Wellington Elias. As histórias do futebol apresentadas por Viana Filho, o Tito, e as estatísticas esportivas na voz de Pedro Luiz tornavam as transmissões mais ricas. Nas partidas de futebol ficava na expectativa de ouvir o grito do repórter Gilson Rollemberg: “OLHA A RENDA!”, para saber quantos torcedores estavam no estádio e quantos foram os pagantes de ingressos. Algumas vezes, ouvia também as transmissões feitas pela Rádio Difusora, pela Rádio Jornal, pela Rádio Liberdade e me acostumei com nomes importantes do jornalismo esportivo como Geraldo Chagas Ramos, Carlos Rodrigues, Gutemberg Chagas, José Antônio Marques, José Eugênio de Jesus, Canabrava de Mendonça e tantos outros.

Cheguei à idade adulta. Trabalhei como redator na Rádio Atalaia de Sergipe, numa equipe chefiada por Sérgio Gutemberg, tendo como colegas de trabalho, dentre outros, gente como Roberto Baptista, Alberto Montalvão, Sodré Junior (um dos diretores da emissora), Carlos Mota (outro diretor). Ali, o melhor noticiário que conheci no rádio: Show de Notícias, apresentado por Dermeval Gomes, Acival Gomes, Álvaro Macedo e Carlos Mota.

Desde a adolescência cultuava um rádio Transglobe com 9 faixas de onda que havia em minha casa. Nele ouvia as transmissões esportivas da Rádio Globo e a Rádio Nacional, ambas do Rio de Janeiro, e me tornei íntimo de jornalistas como João Saldanha, Valdir Amaral, Mário Viana, Jorge Cury e tantos outros. Também dormia à noite com o rádio ligado e muitas vezes acordava durante a madrugada ouvindo o prefixo de um noticiário que era transmitido a cada 60 minutos – O Globo No Ar. No mesmo rádio Transglobe escutava as transmissões em Língua Portuguesa da BBC de Londres, da Voz da América, da Rádio Central de Moscou e da Rádio Havana.

Quando estudei em São Paulo fazendo Mestrado e Doutorado na PUC, fui ouvinte habitual da Rádio Universidade de São Paulo, a Rádio USP, com a melhor programação musical que já tive oportunidade de conhecer em uma emissora de rádio.

No meu carro, o rádio sempre foi excelente companhia. Desde maio de 2018 fiquei viciado em ouvir a Rádio CBN, a que toca a notícia, como anuncia o seu slogan. Ouvindo a CBN fiz uma descoberta que me agrada muito. A tal descoberta a rádio CBN deve a condição que ostento agora de fiel ouvinte que sintoniza a emissora, coisa que faço todas as vezes nas quais sento ao volante do meu carro e também em alguns horários nos quais estou em casa dedicado a leitura ou a escrita. Conhecia o Denisson Ventura (foto) como professor. Tinha notícia das suas habilidades de jornalista, como competente colunista social que sempre foi. Denisson é também um hábil e bem-sucedido profissional da área de Educação. Conhecido professor de Língua Portuguesa, fez um excelente trabalho juntamente com a professora Márcia Valéria Lira Santana, quando esta foi Secretária da Educação do Município de Aracaju e Denisson exerceu a Diretoria de Educação, responsável portanto pelas decisões de caráter técnico-pedagógico da política de Educação da capital do Estado de Sergipe. Denisson apresenta um dos melhores programas dentre os muitos existentes nas emissoras de rádio do Estado de Sergipe. O melhor, para o meu gosto: Estúdio CBN. O programa está no ar desde maio de 2018.

O Estúdio CBN caiu no meu gosto por ser um programa dedicado a debates e entrevistas com assuntos polêmicos, entretenimento e informações jornalísticas da maior importância. Denisson é vida inteligente no Rádio.

Texto e imagem reproduzidos do site: Facebook/JorgeNascimento Carvalho

Clique no link para ver post original > https://bit.ly/2XrOIHh

Nenhum comentário:

Postar um comentário