sexta-feira, 28 de junho de 2019

Aperipê AM 630 kHz foi a primeira rádio de Sergipe



Publicado originalmente no site ASN, em 28 de Junho de 2019

Rádio Aperipê AM 630 vai celebrar seus 80 anos neste domingo, 30

Aperipê AM 630 kHz foi a primeira rádio de Sergipe

Neste domingo (30), o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE), vai celebrar os 80 anos da primeira rádio de Sergipe, a Aperipê AM 630 kHz. Um ato comemorativo será realizado no espaço Cultural Gonzagão, localizado no Augusto franco, a partir das 16h, que contará com homenagens a profissionais que fizeram a história da radiodifusão sergipana, além de apresentações musicais, tudo transmitido, ao vivo, pela emissora.

Na ocasião, se dará a culminância das comemorações pelo marco histórico da radiodifusão sergipana, que começou no dia 1º de junho, com a realização de programas radiofônicos fora dos estúdios da emissora. Em cinco datas diferentes neste mês, programas especiais foram transmitidos a partir dos mercados Antônio Franco, no centro, e Milton Santos, no Augusto Franco, e também na Orla de Atalaia, diretamente do Arraiá do Povo.

No dia 30, data oficial do aniversário da emissora, a festa contará com apresentações de Edgard do Acordeon e dos Três Moleques. A presidente da Funcap, Conceição Vieira, e o diretor de Radiodifusão da Fundação, Chiquinho Ferreira, homenagearão personalidades que ajudaram a construir a história da emissora pioneira de Sergipe.

O rádio foi inventado em 1895, pelos experimentos de Guglielmo Marconi, que transmitiu mensagens a distâncias superiores a 3km sem a utilização de fios. No Brasil, a primeira experiência ocorreu em 1922, no Rio de Janeiro, nas festas pelo centenário da independência. Somente em sete de fevereiro 1939, através do decreto de lei nº 171, a autorização para a instalação da radiodifusão chegaria de fato em Sergipe, com a criação da Rádio Difusora Aperipê de Sergipe – PRJ-6.

Sua efetiva inauguração ocorreria somente em 30 de junho de 1939, sendo esta a data oficial considerada pelo Governo do Estado. A emissora mudou de nome e de classificação (passando para ZY), mas nunca deixou de estar no ar, e integra atualmente o sistema Aperipê de comunicação pública de Sergipe, que é comprometido com a valorização e divulgação da educação, da cultura e de todos os aspectos relativos a promoção da sergipanidade.

Texto e imagens reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário