terça-feira, 28 de março de 2017

Jairo Alves de Almeida


Jairo Alves de Almeida - Professor, Radialista e Jornalista.

JAIRO ALVES DE ALMEIDA - Professor, Radialista e Jornalista. Licenciado pela Universidade Federal de Sergipe, em 1973. Nos idos de 1962, aluno da Escola Industrial de Aracaju (hoje Instituto Federal de Sergipe), fez teste para locutor da rádio escola e numa seleção de 500, conseguiu ser aprovado. Da rádio escola vai para a rádio Jornal, em 1963, onde inicia realmente, sua vida de radialista. Além da Jornal , trabalhou na Atalaia AM, Difusora(Aperipê) e Rádio Cultura, onde permanece há 34 anos. Foi repórter da TV Sergipe, TV Atalaia, colunista da Tribuna da Bahia e repórter da agência de notícias EBN, hoje Agência Brasil, participando da edição do noticioso “A Voz do Brasil” por quase 10 anos. No início da carreira foi locutor comercial, passando para apresentador de programas musicais, destacando-se Os Brotos Comandam, apresentado pela rádio Jornal, diariamente, às 13:30 horas. Foi fundador da TV Sergipe e dos Sindicatos de radialistas e jornalistas. Como Professor exerceu os cargos de Vice-diretor dos Colégios Atheneu e Tobias Barreto. Foi Diretor do Colégio Acrísio Cruz. Além de lecionar neste Colégio, foi professor do Colégio Paulo Sarazate, em São Cristóvão, todos da Rede pública estadual. Na rede particular, foi aluno e depois lecionou no Colégio Jackson de Figueiredo, dirigido pelos mestres Benedito e Judite Oliveira. Na imprensa e mais precisamente, no rádio, foi orientado, no início de carreira, pelos competentes profissionais, Carlos Magalhães e Nairson Meneses. É um profissional que prima pela ética e pela valorização da categoria. Como radialista que opina, elogia e critica. Impõe o respeito pelas posições que toma e pelo exemplo na vida particular. Um homem público deve se impor, também, pelo exemplo. É de uma geração de profissionais que cumpre a ética e que na comunicação sabe separar o individual do coletivo.

Jamais se interessou pela política partidária, para não correr o risco de se colocar diante do microfone a serviço do interesse particular. Respeita a opinião contrária.

Ninguém pode servir ao povo e ao mesmo tempo a autoridade constituída. Mesmo do lado da massa, a autoridade deve ser resguardada, respeitando-se a hierarquia, ordenadora da paz e da tranquilidade nas sociedades civilizadas. Ser integrante da imprensa é uma empreitada de muita responsabilidade a qual deve ser encarada com muito profissionalismo, responsabilidade , competência e independência. O homem que orienta a comunidade, o comunicador, não deve se vender ou trocar seus serviços por causas nocivas à própria liberdade de imprensa. O comunicador deve ser sério, honesto e de ações transparentes. Nessas três décadas de rádio, me sinto a cada dia, como se estivesse iniciando. A cada por do sol que acontece em minha vida, mais aprendo com os ouvintes que me ajudam a fazer os meus programas na Rádio Cultura. A profissão como a vida, é um constante aprendizado. O dia-a-dia é a escola da vida. Amo o magistério e amo o rádio. Se retornasse aos anos 60, no início da carreira, faria tudo que fiz até agora. Professor, Radialista e Jornalista.

Atualmente integro o Departamento de Jornalismo da Rádio Cultura onde apresento dois programas jornalísticos diários e a equipe de editorialistas do Nossa Opinião, o mais antigo editorial do rádio sergipano. Aos domingos, como já acontece há 34 anos, estou no ar com o Hoje é Dia de Retreta. Sou casado, tenho três filhos. Não sou convencido e nem vaidoso. Não sou melhor ou pior profissional. Creio que me encontro no meio dos que se dizem que são eficientes. Amo a vida e torço pela diminuição das injustiças sociais. Vibro com o sucesso dos que se encontram do meu lado, como se fosse o meu próprio sucesso. Da vida material ninguém leva nada, apenas as ações ficam.

Fonte/Autor: Jornalista Jairo Alves de Almeida

Texto e imagem reproduzidos do site: cultura670.com.br

2 comentários:

  1. Qdo penso em programa jornalistíco em radio, lembro do jAIRO ALVES. Pessoa ética, e responsável, com aquilo que noticia. Parabéns pelo maravilhoso profissional!

    ResponderExcluir
  2. Eu era menino e lembro-me de Jairo Alves na antiga rádio Atalaia no hotel Palace,sempre foi assim magrinho.

    ResponderExcluir