quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Depoimentos sobre o cronista José Eugênio

José Eugênio de Jesus. (Foto: César de Oliveira).

Publicado originalmente no site Globo Esporte/SE., em 03/02/2017

Relembre história de José Eugênio e leia os depoimentos sobre o cronista.

Um dos cronistas esportivos mais antigos do Brasil faleceu nesta sexta aos 98 anos.

Por GloboEsporte.com

O relógio marcava onze horas e quinze minutos. A manhã desta sexta-feira anunciava a morte de um dos primeiros cronistas esportivos de Sergipe, um dos mais antigos do país. José Eugênio de Jesus tinha completado 98 anos em 10 de outubro do ano passado. Há um mês ele estava internado no Hospital Primavera, deu entrada com problema renal, o estado se agravou com uma pneumonia.

O velório ocorrerá no cemitério Colina da Saudade, a partir das 15 horas, e o sepultamento será na manhã de sábado, a previsão é que comece às 10 horas. "Zé" Eugênio, como também era conhecido, era jornalista e radialista. A Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe (ACDS) decretou luto de três dias, assim como a Federação Sergipana de Futebol (FSF) e o Sindicato dos Jornalistas, o Sindijor.

Em 1939, com o surgimento da Rádio Difusora 630 AM – hoje chamada Aperipê – a primeira emissora sergipana, foi criado o primeiro Departamento de Esportes, que teve como chefe Alfredo Gomes, primeiro narrador esportivo do Estado. Integraram a equipe também Carlos Nagib e, depois, José Eugênio de Jesus.

- José Eugênio foi o homem que teve participação direta na minha carreira como narrador de futebol. Naquela época, em 1968, eu pedi uma chance na Rádio Difusora de Sergipe e ele me deu essa chance. E até hoje eu gravo na memória esse favor que ele fez a esse humilde narrador esportivo. Lamentei profundamente o falecimento dele, pois é uma pessoa que tenho o maior carinho, respeito e admiração. Sempre que nos encontrávamos era uma festa, era um cara feliz, honesto, trabalhador e um grande comentarista. Que Deus receba em um bom lugar este grande homem que me lançou no rádio. Obrigado por tudo, José Eugênio de Jesus, que Deus te receba de braços abertos porque sei que terá um bom lugar - relembrou o cronista esportivo José Antônio Marques.

"Zé" Eugênio foi gráfico no jornal Diário da Manhã, depois passou pelo Sergipe Jornal, pelo jornal "A Cruzada", foi colaborador da Gazeta de Sergipe, além de ter criado e atuado como diretor da Gazeta dos Esportes. Vale lembrar que ele foi presidente da Associação dos Cronistas de Sergipe (ACDS) e presidente de honra da Associação Sergipana de Imprensa (ASI). Como se não bastasse, José Eugênio de Jesus fundou o Sindicato dos Gráficos de Sergipe, o Sindicato dos Jornalistas de Aracaju e o Sindicato dos Radialistas de Sergipe.

- O que eu posso falar sobre Zé Eugênio? O nome mais importante do rádio sergipano e um dos mais importantes do país. Tive a honra de trabalhar com ele na Rádio Aperipê, ele tinha 92 anos na época e sempre se mostrou um cara muito lúcido, enciclopédia do futebol sergipano, lembrava de muita coisa, com riqueza de detalhes. Tinha opiniões contundentes e era muito sério. Com certeza tudo que ele fez no nosso rádio jamais será esquecido - afirmou o jornalista Thiago Barbosa.

Em 2007, durante a abertura da trigésima terceira edição do Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, José Eugênio, que tinha na época 88 anos, foi homenageado pelos 70 anos dedicados ao rádio. Ele também foi gráfico, linotipista, professor e, já aposentado, virou escritor.
- Não tive a honra de trabalhar com José Eugênio, mas tive o privilégio de ter a sua amizade. Com a morte de Ze Eugênio abre-se uma grande lacuna no rádio sergipano, na imprensa, na comunicação do nosso estado. Descanse em paz, Decano! - disse o radialista Otacílio Leite.

Nota do Club Sportivo Sergipe.

"O Club Sportivo Sergipe vem a público lamentar o falecimento de José Eugênio de Jesus aos 98 anos. O jornalista e radialista estava internado há um mês em um hospital da capital sergipana para tratar de um problema renal e uma pneumonia. José Eugênio fez parte da primeira equipe de rádio esportivo de Sergipe e foi presidente da Associação Sergipana de Imprensa. O Club Sportivo Sergipe solidariza-se com os familiares deste grande profissional que nos deixou nesta sexta-feira."

Texto e imagem reproduzidos do site: globoesporte.globo.com/se

Nenhum comentário:

Postar um comentário