domingo, 2 de março de 2014

História do Rádio


O rádio:

No dia 25 de setembro é comemorado o Dia do Rádio. A data foi escolhida em comemoração do aniversário de Roquete Pinto, considerado “Pai do Rádio Brasileiro”. Em 1923, Roquete inaugurou a primeira rádio do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro. Vale lembrar que a primeira transmissão de rádio no país já havia ocorrido no dia 7 de setembro de 1922, para um discurso de Epitácio Pessoa, na época presidente do Brasil.

Segundo fontes histórias o inventor do rádio foi Guglielmo Marconi, com a criação do “telégrafo sem fio” em 1896. A invenção do italiano proporcionou o desenvolvimento do rádio que conhecemos hoje. Porém é de conhecimento nacional que o rádio poderia ter nascido no Brasil, em 1894, nas mãos de Roberto Landell de Moura, com o desenvolvimento de um aparelho semelhante ao telégrafo de Marconi, transmitindo e receptando sinais em São Paulo, mais precisamente da Avenida Paulista até o bairro de Santana (Zona Norte).

Informações dão conta que somente em 1900 Landell conseguiu mostrar publicamente o seu invento, dando brecha para que Marconi ficasse conhecido como inventor do rádio.


Hoje, com a utilização de várias faixas e formatos de radiodifusão, o Brasil se vê as vésperas de definir sua entrada em mais uma era da história do rádio: o radio digital. Conforme noticiado através do Rádio News do Tudo Rádio.com, o padrão de rádio digital em nosso país poderá ser definido em 2010, com a escolha do sistema norte-americano IBOC para as nossas transmissões (o padrão digital europeu DRM também está no páreo). Atualmente 13 emissoras brasileiras transmitem de forma experimental em sistema IBOC de rádio digital.

Foto reproduzida do blog: historiadoradiortv.blogspot
Texto reproduzido do site: tudoradio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário