domingo, 22 de novembro de 2020

Rádio Cultura de Sergipe celebra 61 anos neste sábado (21.11.2020)


REGISTRO de publicação feita em 20.11.2020

Publicação original do site CULTURA 670, em 20 de novembro de 2020

Rádio Cultura de Sergipe celebra 61 anos neste sábado

Noite de 21 de novembro de 1959. Uma noite que ficaria marcada para história da Igreja em Sergipe e do Rádio Sergipano. Era inaugurado com um grande evento, que reuniu autoridades, artista e o povo a “Rádio Cultura de Sergipe S/A”. A emissora foi a quarta rádio inaugurada em Sergipe e a primeira a ter uma programação 24 horas por dia e a ter um transmissor sem a utilização de cabos dos estudos para a antena de emissão, via ondas de FM, uma revolução para a época. A Cultura também foi a primeira a ter um carro de externa nas ruas.

A formação da emissora surgiu graças a determinação de Dom José Vicente Távora. O então Bispo – e depois Arcebispo – de Aracaju criou a rádio com 2 pensamentos. O primeiro era levar a evangelização a todo estado, uma vez que, nos anos 50, a quantidade de padres e de Igrejas em Sergipe era pequeno. E outro projeto de Dom Távora foi criar um meio para que todo o povo tivesse educação. Através da Cultura, foi então criado o Movimento de Educação de Base (MEB), uma espécie de “ensino à distância” dos dias de hoje. Por meio da rádio, camponeses do interior e pessoas de Aracaju tinham aulas sobre alfabeto e demais instruções.

Além disto, a Cultura veio dar continuidade a programas que a Igreja tinha espaço em outras emissoras. Um deles é a “Hora Católica”, o programa mais antigo e ainda no ar na programação. Em 61 ano de vida, a rádio revelou talentos, levou informação “par ao bem e para a verdade” e, principalmente, levou a evangelização para todo o estado e além divisas (pelo AM) e fronteiras (internet).

Agora a Cultura chega aos 61 anos com novos desafios, a exemplo da migração para FM. Outro ponto é a entrada da emissora em uma nova fase, com penetração nas redes sociais e a criação de uma TV via internet. É a WebTV Cultura, que já tem os programas “Noite Carismática” com Regina Moura e “Cultura News” com Rozendo Aragão.

Sob a Direção-Executiva de Padre Marcelo Conceição, a Cultura AM 670 pertence a Fundação Arquidiocesana de Cultura, que tem como Presidente o Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa. A emissora, além dos comerciais, é, principalmente, mantida pela colaboração de homens e mulheres que ouvem e gostam da emissora mais amada de Sergipe. Seja um colaborador, através dos telefones 3226 – 8710 e 3226 – 8724 (whatapp).

FEMUSC

Para celebrar os 61 anos da Rádio Cultura de Sergipe, acontecerá neste sábado, dia 21 de novembro, a primeira edição do Festival de Música Cultura (FEMUSC). O evento foi concebido para potencializar a ação evangelizadora da Igreja e, também, para suscitar novos talentos. Além de um prêmio de R$ 1.000,00 (em dinheiro), o vencedor terá a sua música gravada em um estúdio profissional e a produção de um clipe (vídeo), para veiculação nas redes sociais.

A Live-Show será a partir das 20 horas através da WebTV Cultura, por meio do canal da Cultura no YouTube.

  Por Rozendo Aragão

Texto e imagem reproduzidos do site: cultura670.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário