sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Rádio X Gilmar Carvalho, por Cláudio Nunes

Foto reproduzida do site Xodó News e postada 
pelo blog para ilustrar o presente artigo

Texto publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 31 de agosto de 2007

Rádio X Gilmar Carvalho

Por Cláudio Nunes (Blog Infonet)

Este jornalista pede a compreensão do leitor para abordar um tema que para muitos é polêmico, mas que é necessário neste momento. Trata-se do papel do radialista Gilmar Carvalho no rádio sergipano. Há quinze dias Gilmar está afastado do programa que apresenta na FM Ilha por problemas de saúde e deve retornar nos próximos dias. O que parecia grave foi apenas um susto.

Este espaço abre-se para esta análise por dever de justiça. Seria mais cômodo para este jornalista ficar isento neste momento. Mas o leitor que acompanha esta coluna há muito tempo sabe que este não é o perfil deste profissional. Prefere não ficar omisso, mesmo que o tema dívida opiniões. No caso de Gilmar Carvalho este jornalista teria hoje alguns motivos para, no mínimo, não tecer nenhum comentário, por conta de aproximadamente há 50 dias, Gilmar ter feito duras críticas em seu programa de rádio chegando a anunciar que estaria processando o titular desta coluna por opinião publicada neste espaço.

Este jornalista conheceu Gilmar Carvalho quando o mesmo desembarcou em Aracaju vindo do interior do Estado, há pouco mais de dez anos. Naquele momento Gilmar chegou para assumir o programa matutino da rádio Jornal AM e comandar também o jornal Correio de Sergipe, que antes era o Jornal da Manhã. Estava este jornalista começando a escrever na área política e, se assustou quando pela manhã logo cedo, escutou seu nome no programa de Gilmar onde ele destacava as matérias publicadas e colocava o autor para discorrer sobre o assunto. De lá para cá este jornalista passou por quase todos os jornais e pela TV Sergipe.

Gilmar chegou com um estilo arrojado. Imediatamente dividiu opiniões, como acontece até hoje. Alguns o adoram, outros o odeiam, mas o interessante é que ele é ouvido por todos os segmentos. Polêmico, contestador, Gilmar foi responsável por denunciar escândalos e desvendar diversos fatos ocorridos em Sergipe nos últimos tempos como no caso do assassinato do deputado Joaldo Barbosa. É preciso lembrar que cada um tem seu estilo. Assim como no rádio sergipano, onde Jairo Alves, Douglas Magalhães, Fábio Henrique, Eduardo Abril, Marcos Aurélio, Edivanildo Santana e tantos outros conquistaram seus espaços junto à população.

 Devido ao estilo arrojado, Gilmar foi eleito deputado, passou pelo PT (e foi expulso) e no último mandato foi literalmente “cassado” pelo ex-governador João Alves. Hoje é o segundo suplente da coligação que elegeu Marcelo Déda governador de Sergipe. Da rádio Jornal, Gilmar passou para a Liberdade AM, do então prefeito Almeida Lima, depois para a FM Sergipe, da família Franco e agora estar na rede Ilha, do empresário José Edvan Amorim. Neste período em Aracaju, Gilmar fez e desfez amizades de todos os tipos e somente ele e os envolvidos podem analisar as razões que levaram a estes rompimentos. Uma certeza: pelo estilo, Gilmar já fez sua autocritica, revendo conceitos e dogmas, o que é natural na vida de qualquer pessoa. E como conheço boa parte da família dele, sei o esforço que fez e faz diariamente para manter a todos.

Este comentário não tem o intuito de julgar as ações de Gilmar, se foram certas ou erradas. Tem o intuito apenas de analisar que Gilmar ainda tem muito que prestar a sociedade sergipana através do rádio, onde quer que esteja. Ao contrário de alguns, que torceram (ou torcem) para que ele não retorne ao rádio e desejaram até mesmo algo pior, este jornalista – não como amigo (ou ex-amigo) – tem o dever de escrever que o estilo implementado por Gilmar Carvalho é importante para o rádio. Quem gosta ou não dele, não pode omitir a importância do mesmo para o fortalecimento do rádio sergipano.

Como escreveu no início este jornalista seria mais fácil e mais “adequado”, silenciar neste momento. Porém este espaço não foge da abordagem de temas polêmicos. Aliás, a democracia se faz e fortalece com as contradições e as divergências. Este profissional pode não concordar com muito do que Gilmar fala no dia-a-dia, mas como bem disse o filosofo, defenderá até o último minuto o direito dele falar. E tem mais: tem algo mais bonito na democracia do que você não gostar do que está ouvindo e apenas com um toque dos dedos mudar o dial da emissora de rádio? Doa a quem doer, Gilmar presta um grande serviço à população e já faz parte da história do rádio sergipano. E este jornalista torce que continue prestando este serviço por muitos e muitos anos.

Texto reproduzido do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário