quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Comemorações (em 2009) dos 70 anos da Rádio Aperipê AM









Vice-prefeito integra comemorações dos 70 anos da Aperipê AM

Um grande encontro entre amigos. Foi assim a comemoração dos 70 anos da rádio Aperipê AM prefixo 630, que aconteceu na noite da última quinta-feira, dia 16, no Teatro Lourival Batista. O evento contou com a participação do vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, que representou o prefeito Edvaldo Nogueira - em viagem a Brasília na Marcha em Defesa dos Municípios-, além de radialistas, jornalistas e pessoas da comunidade.

Em todo esse período de existência, a emissora sempre dispôs de uma programação educativa e se destacou pela qualidade musical e por levar informação aos lares sergipanos. Para celebrar a data, os programas mais antigos da rádio, com mais de 15 anos no ar, receberam diplomas de grandes feitos para a Aperipê AM.

Foram eles: Forró no Asfalto, de Clemilda; Show Esportivo, de Raimundo Macedo; Rancho Alegre, de Chico Melodia; No Pé da Serra, de Taiobinha; Aquarela Nordestina, de José Augusto, e Momentos de Luz, de Emanuel Correia. "Três outros programas, que passaram mais de 25 anos no ar e hoje não fazem mais parte da programação, também serão homenageados pelo tempo e grande sucesso que alcançaram: Festa na Casa Grande, de Josá, o Vaqueiro do Sertão; Informativo Cinzano, de Silva Lima, e Calendário, de Santos Mendonça", afirmou o diretor da Aperipê AM, Mário Sérgio.

Como parte das comemorações, em breve serão entregue novos e modernos equipamentos, salas reformadas e modernizadas e a renovação da programação. Para a superintendente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, os estúdios e equipamentos novos celebram o aniversário de 70 anos, com o vislumbramento de mais anos. "Esse é o maior presente que a gente pode oferecer ao povo sergipano e a todos os profissionais que fizeram a história da Aperipê", enfatizou.

Indira Amaral ainda ressaltou o período de existência fazendo um paralelo a história sergipana. "Dos 189 anos de Emancipação Política de Sergipe, em 70 anos a emissora narrou boa parte dessa história, seja na política, na cultura ou na economia do Estado. Isso me emocionou porque é bom fazer parte dessa construção" disse emocionada.

A superintendente falou sobre o período em que está à frente da administração da fundação. "Há dois anos e sete meses atrás, quando o governador Marcelo Déda me entregou a direção da Aperipê, foi um momento marcante da minha vida, pela responsabilidade e importância que tem a emissora. Espero cumprir com respeito, responsabilidade e esmero essa missão", destacou.

O vice-prefeito Silvio Santos ressaltou a importância da Aperipê AM para o Estado. "É muito relevante que uma emissora estatal consiga atingir essa idade. Nós sabemos que ela tem passado ao longo dos 70 anos por altos e baixos. Alguns governos a sucatearam, mas a Aperipê nunca se deixou vencer, resistiu ao tempo e está agora com um governo que dá importância ao papel que ela cumpre, com uma direção que tem feito um esforço para o soerguimento da emissora, para que ela volte a ocupar o destaque que sempre teve na radiofonia sergipana", observou.

Silvio Santos ressaltou ainda que a celebração é um marco na comunicação de Sergipe. "O aniversário de 70 anos da Aperipê é uma data que merece toda a comemoração da sociedade sergipana, pelo relevante serviço que essa emissora tem prestado, como também pelo fato de um veículo de comunicação resistir tantos anos", declarou.

Para o diretor da Aperipê AM Mário Sérgio é um orgulho grande estar dirigindo a emissora. "Desde o dia 30 de junho, estamos gravando toda a programação da emissora, para que daqui a 70 anos, a gente tenha vozes dos nossos radialistas. Para mim é uma grata satisfação dividir uma rádio com pessoas importantes da comunicação. Temos uma grade de entretenimento que não deixa de levar cultura e informação para a população sergipana".

Desde o dia 30 de junho, todos os programas da rádio Aperipê estão sendo gravados e arquivados no Museu da Fundação Aperipê de Sergipe. "Não vemos no rádio sergipano uma fonte de pesquisa dos programas passados. Se você procurar uma fonte de pesquisa dos programas de Santos Santana, Silva Lima, Santos Mendonça, entre outros, não irá encontrar nada. Quem pode ter algum registro de programas de 10 ou 15 anos atrás é porque recebeu a fita de alguém da rádio, mas esses arquivos não são de acesso público. Dessa forma, a atual administração mostrou que está preocupada com a memória do rádio sergipano, e com o registro da nossa atual comunicação", garantiu o diretor da Aperipê AM.

O radialista Raimundo Macêdo, com 33 anos trabalhando na Aperipê AM, não se conteve ao relatar sua alegria em estar com o mesmo programa ‘Show Esportivo' há 30 anos na mesma casa. "É com muita alegria que vejo essa comemoração porque tenho uma lonha história aqui. Sabemos que a Aperipê passou por várias transformações, mas sempre fez um trabalho muito importante na divulgação da cultura e na renovação de talentos. Entrei em 1976 e espero morrer trabalhando nela", avisou.

Memória do rádio sergipano

Inaugurada em 30 de junho de 1939, a Aperipê AM foi a pioneira da radiodifusão em Sergipe. Por isso, uma de suas maiores características é lançar grandes locutores sergipanos, dentre eles João Augusto Bezerra, João Marques Guimarães e Jefferson Silva. A emissora era identificada pelo prefixo PRJ-6 e tinha, prioritariamente, a meta 'Educação e Propaganda'. Escola de relevantes comunicadores do estado, a rádio Aperipê AM foi o berço de muitos calouros da comunicação, e até hoje ela participa da formação de muitos profissionais que nunca deixam de falar com carinho da emissora.

Sete décadas de atividade somam muitas histórias, reúnem muitas figuras, costuram muitas épocas. E, como símbolo de longevidade, bastariam para transformar o aniversário da Aperipê AM em uma celebração de sucesso. Mas a comemoração vai além disso: quando as primeiras ondas foram transmitidas no já longíquo 30 de junho de 1939, não estava apenas estabelecido o marco inicial do que seria um grande complexo de comunicação, mas também o verdadeiro ‘Big Bang' das atividades radiofônicas no estado de Sergipe.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário