terça-feira, 23 de outubro de 2018

O cast da Rádio Difusora

Foto: acervo Eduardo Medeiros. 
Reproduzida do Facebook/Linha do Tempo/Eduardo Medeiros

Publicado originalmente o site Alô News, em 22/10/2018

O cast da Rádio Difusora

Por Ivan Valença

Há poucos dias, em estando em casa, recebo o telefonema de um amigo. Era o Dr. Gildo Simões querendo uma informação preciosa para ele: em que ano foi desativado o Cinema Guarany? Respondi-lhe na bucha: em 1961. Funcionou do início dos anos 30 até àquele ano, sempre sob a direção do Sr. Augusto Luz, que era casado com D. Iaiá, de resto bilheteira daquele cinema. Conheci os dois um pouco antes, exatamente quando Augusto Luz era arrendatário da Rádio Difusora de Sergipe.  A Rádio ficava nas dependências do Palácio Serigy.

Foi lá que conheci um monte de radialistas que fazia programas na PRJ-6. Santos Santana gostava de ler as crônicas preparadas pelo jornalista Marques Guimarães, qiue trabalhava no Palácio do Governo no setor de Imprensa do Governo do Estado. Era também chamado de Purga-Prenha, mas ele não gostava muito deste apelido e por causa dele teve brigas com meio mundo de gente da Aracaju daquela época. Santos Santana era também o diretor artístico da Difusora mas apesar da cara feia era um sujeito legal. Conheci por lá também o Santos Mendonça que tinha um programa famoso em outra rádio, a Liberdade, mas não deixava de ir visitar o seu grande amigo, Santos Santana.

No cast artístico da Difusora pontilhavam dois locutores de primeira qualidade: Jailton Oliveira, e sua voz de trovão, e o baixinho J. Honorato e encarregado de abrir as transmissões da rádio, as cinco horas da manhã. Jailton não gostava de ser designado para transmitir nenhum dos quatro noticiários do dia da Difusora porque segundo ele o noticiário tinha muitos nomes em inglês. Como ele não tinha nenhuma intimidade com a língua falada nos Estados Unidos e na Inglaterra. “De repente vem lá uma sopa de letrinhas que eu absolutamente sei falar”. Jailton se referia a Dwight Eisenhower, herói de guerra e então presidente dos Estados Unidos.

Outro nome famoso do cast da Difusora era Fernando Oliveira, apresentador de programas de auditório. Era conhecido como Risadinha, porque passava o tempo todo dos programas dando belas gargalhadas. Era um figuraço...

Texto e imagem reproduzidos do site: alonews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário