domingo, 23 de setembro de 2018

Radialismo é um dom e quem faz se apaixona!


Publicado originalmente no site 93 Notícias, em 21 de setembro de 2018

Radialismo é um dom e quem faz se apaixona!

Apesar da lei nº 11.327, de 27 de julho de 2006, ter instituído uma nova data, 7 de novembro, oficialmente no Brasil para comemorar o Dia do Radialista, o 21 de setembro continua como tradição para homenagear estes profissionais. Portanto, no dia de hoje, a rádio FM Itabaiana 93,1 parabeniza a todos que compõem e fazem o sucesso desta emissora.

O radialista Marcos Nunes já trabalha há 14 anos na FM Itabaiana e conta foi como seu percurso até chegar aqui hoje. “Quando eu era criança costumava brincar de locutor e meu vizinho foi o primeiro locutor da Rádio Esperança, o Sinvaldo Publicidade, em Estância. Com 7 anos de idade, então, eu já tive esse contato, eu ouvia ele gravando comercial, eu tinha um radinho e ficava ouvindo rádio. Fui trabalhar como leiturista de energia elétrica, ia contar energia e começava a conversar com os moradores sobre o consumo de energia. O dono da empresa também era o dono da Rádio, a pioneira do interior sergipano, e em 1994 fui convidado pelo radialista e jornalista Augusto Santos para fazer um teste na emissora e comecei a trabalhar fazendo locução em carro de som. Em 1997, fui morar em Tobias Barreto e trabalhei na rádio Itapicuru e Catedral FM, na Bahia, a partir daí comecei a trabalhar em outras emissoras simultaneamente e em 1999 vim para Itabaiana trabalhar na rádio Princesa da Serra como locutor e depois diretor. Foi a partir daí também que comecei a convidar algumas pessoas, que tinham interesse em ser radialista, para fazer parte também desse mundo, comecei a ser um “professor”. Hoje já coloquei cerca de 20 pessoas no rádio. Gosto muito dessa profissão e de ensinar as pessoas que tem paixão pelo rádio porque quando eu ensino, aprendo ao menos tempo, revejo algumas coisas”, conta Marcos Nunes.

Radialista Marcos Nunes.

Mesmo com os avanços tecnológicos, o rádio continua firme, se reinventando. “Em 2009, o diretor da FM Itabaiana, Carlos Eloy, me convidou para fazer parte da emissora trabalhando também com as redes sociais. Então, comecei a trabalhar com rádio e internet, nos dois ramos. Eu sou do tempo do LP e a tecnologia, para mim, só veio a acrescentar. Hoje o ouvinte pode participar ligando para o telefone fixo, celular e ainda mandar áudio através do WhatsApp, tivemos uma interação maior com o ouvinte graças a internet e a FM Itabaiana foi a pioneira no interior de Sergipe a transmitir a rádio via internet, considero uma das melhores do estado pela potência, pelos profissionais, pela direção, posso dizer que hoje estou na melhor emissora do interior sergipano, e rádio para mim é um dom”.

Fernando Ribeiro trabalha na FM Itabaiana desde 2010 e atualmente apresenta o programa Parada do Caminhoneiro, o radialista foi um dos convidados por Marcos Nunes a entrar na emissora. “Comecei em 1997 na Magnifica FM, uma rádio comunitária em Campo do Brito. Em 2004, mais ou menos, fiz uma participação na FM Itabaiana e em seguida recebi o convite de Marcos para apresentar, junto com ele, o Ensaio Geral. Para mim, ser radialista é gratificante porque você está interagindo com o povo levando alegria e a gente tem que fazer tudo por amor. As redes sociais inovaram mais, deixa o rádio mais dinâmico e participativo. A FM Itabaiana é uma família, José Carlos Machado e Carla Machado são pessoas incríveis, fora de sério, Carlos Eloy é uma pessoa humilde que dá oportunidade. Gosto muito daqui, da união com os colegas, um ajudando o outro a crescer, a união faz a força e a FM Itabaiana se resume nisso”, comenta Fernando Ribeiro.

Radialista Fernando Ribeiro.

E o “Mi-mi” da rádio? Como será que começou? “Eu estudava e a noite ia para rádio Princesa da Serra ver o pessoal trabalhando, o diretor na época perguntou se eu queria aprender. Comecei a treinar. Em 1979, surgiu uma vaga e eu passei a trabalhar como operador de áudio. Em 1988, comecei a acompanhar Gilmar Carvalho, passamos por diversas emissoras tanto no estado como na Bahia. Retornei para Itabaiana, fui para uma outra emissora aqui e depois vim para FM Itabaiana, onde estou há 11 anos com muito orgulho e muito prazer”, expressa o radialista Almir Andrade, o famoso Mi-mi, hoje atual produtor de jornalismo da FM Itabaiana. “Adoro rádio desde de criança, desde pequeninho já tinha meu radinho, o rádio é minha vida. Quando pego férias, depois de oito dias já estou doido para voltar ao trabalho, quando me aposentar eu descanso, não faço rádio só por dinheiro. Estou numa emissora onde nos dá total liberdade para trabalhar. Se depender de mim, morro na FM Itabaiana”, acrescentou.

Radialista Almir Andrade.

No rádio também não pode faltar voz feminina, a radialista Lenildes Mota é uma das que também compõe a emissora e demonstra todo seu apreço pelo radialismo. “Entrei aqui a convite de Machado para trabalhar na administração e o radialista e ícone João Batista Santana foi quem me incentivou a também trabalhar na locução radiofônica. Então, fiz o curso, passei a apresentar alguns programas e hoje tento conciliar alguns trabalhos radiofônicos com os trabalhos administrativos. Eu nem sonhava em ser locutora, João foi uma pessoa especial na minha vida, louvo a Deus a oportunidade que ele me deu de ampliar meu campo. Vi a FM Itabaiana nascer, a rádio foi inaugura em fevereiro de 1992 e eu entrei em março, então é meu xodó e rádio para mim é como se fosse um vício, quem trabalha em rádio não trabalha por causa do dinheiro porque o piso salarial hoje é muito baixo, porém é prazeroso demais. O rádio vem com a música, com notícia, com a informação, lida muito com o público, com o povo, há uma interação muito grande, você conhece muita gente e faz uma coisa que você realmente acaba se apaixonando. Acho que quem tem esse dom, sabe do que eu estou falando e é por isso que ser radialista realmente é para quem gosta”, expressa a radialista e gerente financeira da emissora.

Radialista Lenildes Mota.

Percebeu como os depoimentos são bem parecidos? É isso, radialismo é dom, é paixão. Bem, estes são apenas depoimentos de alguns radialistas, que trabalham hoje na FM Itabaiana, como forma de tentar passar um pouco a satisfação que o trabalho no rádio proporciona a todos aqueles que exercem a atividade.

Radialistas Carlos Euvaldo (Gordinho) 
Gilson de Oliveira.

Radialista Genário Santos.

 Radialista Léo Wander.

Sede da Rádio FM Itabaiana

Texto e imagens reproduzidos do site: 93noticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário