sábado, 17 de fevereiro de 2018

Biografia Rádio Esperança de Estância/SE.



Biografia Rádio Esperança de Estância/SE. 

Em 01 de maio de 1967, o engenheiro e jornalista Jorge Prado Leite inaugurava em Estância a Radio Esperança, inicialmente operando com 01 kW de potência, mais tarde operando com 5kW, atualmente, 10 kW; à época, marcando o pioneirismo na radiofonia do interior sergipano.

Com o lema ‘Música e Amizade’, abria-se os horizontes da região Sul para o progresso através da informação, proporcionando aos milhares de ouvintes a opção de entretenimento através de uma programação criteriosamente elaborada, de conteúdo educativo e intelectual, voltada para a valorização da Música Popular Brasileira, da cultura local e dos artistas iniciantes que não dispunham de espaço para mostrarem seus trabalhos.

Como grande empreendedor e visionário, o engenheiro e jornalista Jorge Prado Leite abrira as portas da Esperança para locutores iniciantes e esses eram submetidos a testes, embrionado ali a carreira promissora de muitos profissionais que se destacaram no rádio sergipano e até em escala nacional ao longo dos seus 50 anos de história.

No decorrer desse meio-século da sua atuação, a Rádio Esperança passou por cada degrau da sua história com altivez, buscando se adequar a modernidade dos tempos: dos transmissores valvulados, dos toca-discos, dos long-plays, dos gravadores de rolo, das cartucheiras, para os equipamentos de última geração tais como: link de transmissão, computadores, softwares de automação, no mesmo patamar das melhores emissoras do país.

O surgimento da ‘Pioneira do Interior Sergipano’ acendeu um período de alegrias, de festas, de entretenimento na cidade e região.  Abrolharam também três conjuntos musicais de grande repercussão nos anos seguidos, eram eles: Unidos em Ritmo, Os Cometas e os Apaches, esses alegravam os programas de calouros realizados no auditório Gonçalo Prado nas manhãs de domingo.

Em 1969, a Esperança é responsável pela criação do maior Festival de Música Popular Nordestina do estado, realizado aos domingos do mês de junho, com participação de forrozeiros de cidades do interior, no qual foram revelados diversos artistas entre eles, Zequinha, Batista do Acordeom, Zé Taquari e outros. Como forma de valorização da Música Popular Nordestina permaneceu por cerca de 45 anos.

Nos últimos 50 anos, a Rádio Esperança, na pessoa do seu criador, engenheiro e jornalista Jorge Prado Leite, divulgou as festas de Padroeiros das cidades da região Sul: Santa Luzia, Indiaroba, Umbaúba, etc., valorizou o esporte amador, levou ao ar programas educativos enviados pelo Governo Federal com temas sobre Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, gratuitamente, reproduzidos dentro do programa ‘A Esperança Conversa com Você’, apresentado pelo Jorge Prado Leite.

Uma das muitas virtudes da Rádio Esperança: como se diz popularmente, ‘Ensinou a Pescar’ a diversos profissionais que passaram por seu quadro de locutores tais como: Messias Carvalho, Eduardo Abril, Roberto Carioca, Reginaldo Pereira, Magno de Jesus, Augusto Santos, Araújo Junior, Carlos César, Sivaldo do Hiper Som, Edigar da Fauna e Flora, Chicão, Beto Melo, entre outros.  Atualmente o quadro é composto pelos radialistas: Valter Santos, Genilson Máximo, Théo Batista, Saulo Oliveira, Karina Liberal, Rita Néris, Elda Carvalho, Irene Menezes, Ana Maria e José Félix; no parque de transmissores, José Fernandes, Arivaldo Dias e Raimundo Andrade e José Albino. A nossa querida Esperança continua com a mesma meta de quando criada: ser um instrumento de integração dos povos que compõem o interior do Estado.

Aos 50 anos de atuação no cenário radiofônico, a Esperança continua primando pela boa programação, levando música e amizade aos seus fiéis ouvintes durante 18 horas de transmissão, das 05h00m, às 23h00m. Antes sob os ensinamentos do seu criador Jorge Prado Leite, agora sob a batuta do engenheiro, advogado e radialista, Ivan Leite. A Esperança está de malas prontas para migrar para FM, em breve ainda mais ouvida.  Nossos parabéns a tão aclamada Rádio Esperança nos seus 50 anos!

Texto reproduzido do site: radioesperancaestancia.com.br

2 comentários: