domingo, 11 de junho de 2017

Nova programação da Rádio Globo - Rio (2017)


Publicado originalmente no site da revista Época, em 9/06/2017. 

Otaviano Costa: “É incrível como o rádio ainda é forte”.

O apresentador do Vídeo show integra a equipe da nova programação da Rádio Globo, que estreia dia 12 de junho.

Por Daniela Simões. 

A Rádio Globo está se transformando. A programação foi reformulada. Agora está mais concentrada em oferecer entretenimento aos ouvintes. Música, esporte e informação também são pilares dessa nova estrutura de comunicação. A nova programação vai ao ar no rádio nesta segunda-feira (12), no Rio de Janeiro, na frequência 98,1 FM. Mas ela já estava disponível desde o dia 5 de junho no site www.radioglobo.com.br e no novo aplicativo da Rádio Globo.

A ideia de repensar a estrutura da programação veio a partir de uma pesquisa de mercado, encomendada pelo Sistema Globo de Rádio (SGR). A pesquisa mostra que o rádio tem grande importância no país e que os ouvintes buscam o meio de comunicação. De acordo com o estudo, 98% das pessoas que consomem áudio estão nesse veículo de comunicação. Mais de 50% delas escutam o rádio todo dia. Cerca de 95% de quem anda de carro ouve rádio.

O carro-chefe da nova estrutura da rádio é o programa No ar, comandado por Otaviano Costa, transmitido de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas, constituído por uma mescla de entrevistas e música. Após 24 anos de sua estreia em uma emissora de rádio, Otaviano retorna ao veículo de comunicação que fez parte do começo de sua carreira. O apresentador conta que sua expectativa é grande em relação ao programa e que ficou surpreso com os números divulgados pela pesquisa acerca dos ouvintes da rádio. “Fiquei muito estupefato como ainda é grande a presença do veículo rádio e como as pessoas ainda o ouvem. De como o rádio ainda faz parte da vida de milhares e milhares de pessoas, seja dentro de um carro, seja na casa das pessoas em um radinho comum ou nos aplicativos”, conta Otaviano. Por meio das redes sociais, o público também poderá interagir com o apresentador e as atrações do programa, comentando os assuntos do momento. “É incrível como o rádio ainda é forte”, diz.

Com uma programação leve e descontraída, a nova pogramação visa adquirir um espírito jovem e contará também com a estação de rádio em São Paulo, na frequência FM 94.1, ainda sem previsão de estreia.

Para começar o dia, na programação do Rio de Janeiro, o Café das seis é apresentado pela jornalista Mariliz Pereira Jorge e pelo ator, autor e diretor Fernando Ceylão. O programa vai ao ar entre 6 e 8 horas e tem como foco as boas notícias. Outro novo integrante do time da emissora, o jornalista André Rizek, do SporTV, participa da atração com o Redação do esporte, levando aos ouvintes as informações mais frescas do dia, às 7h30.

Outra novidade da grade é o programa Papo de almoço, que contará com um apresentador a cada dia. Leo Jaime (2ª), Mônica Martelli (3ª), Adriane Galisteu (4ª), Tiago Abravanel (5ª) e Claudio Manoel (6ª) estão no comando da atração. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11 horas, contando com dois convidados por dia e quadros voltados à área do entretenimento, como gastronomia, viagens e internet. E, sempre às 11h45, o programa terá a presença do comentarista e apresentador Alex Escobar trazendo notícias e análises esportivas.

Tratando-se de esportes, a grade contará também com diversas personalidades nos programas O Globo esportivo, As convocadas (comandado por Fernanda Gentil e Felipe Andreoli), Segue o jogo, Futebol Globo no rádio e Esporte S.A. Este último, apresentado pelo jornalista de ÉPOCA Rodrigo Capelo junto com Carlos Eduardo Eboli.

Para os fãs de música, o programa Tá rolando música, sob comando da locutora Rafa Ferraz, traz um conjunto de pop rock nacional e internacional e o programa Em cartaz, com grandes nomes da música brasileira.

De segunda a sábado, da 0 a 1 hora, a nova grade conta com o Momento de fé, apresentado pelo padre Marcelo Rossi.

Para mais informações sobre a nova programação da Rádio Globo, acesse o site www.radioglobo.com.br

Visando atingir um público mais jovem, a Rádio CBN também está com algumas novidades na programação. Uma delas é o investimento em mais podcasts. Também há novos programas no ar. O editor de tecnologia e economia de Época, Bruno Ferrari, estreiou em março o programa Época Experiências Digitais. Toda quinta, a partir das 15h30, ele discute temas do nosso convívio com a tecnologia. O diretor-executivo da CBN, Ricardo Gandour, afirma que uma das motivações para essa mudança foi a evolução da rádio e para “estar onde o ouvinte está a qualquer momento”.

Texto reproduzido do site: epoca.globo.com/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário