domingo, 11 de outubro de 2015

Exposição do Rei do Baião em discos, textos e fotografias


Infonet > Noticias > 17/06/2008.

(...) Mostra sobre vida e obra de Luiz Gonzaga.

O rei do baião em discos, textos e muitas fotografias é tema de exposição ...

(...) Exposição ‘Seu Luiz: Cantos e Contos’. A poesia da cultura nordestina revelada por Luiz Gonzaga está expressa em fotografias, discos e textos que contam e ilustram a trajetória do rei do baião. Na abertura, o público conferiu um documentário sobre a vida do artista no Cine Sesc e a apresentação do Musical Cascavel, no hall do Sesc Centro.

A mostra é fruto de uma pesquisa realizada pelo professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), José Augusto de Almeida, pesquisador da vida e obra de Luiz Gonzaga. Ele conta que foi criado em fazenda de farinha e que seu avô, já na década de 1950, escutava muito Luiz Gonzaga num radinho à bateria, o que automaticamente, o fez escutar também desde muito pequenino.

“Já aos 2 anos de idade eu ouvia esse grande artista que sempre retratou tão bem a problemática social do Nordeste. Cantou a história do vaqueiro, do retirante, da farinhada”, diz José Augusto. O professor começou a comprar discos em 1966 e após 1975 intensificou sua coleção. Nos anos 80 passou a pesquisar sobre Luiz Gonzaga e na década de 90 vieram as publicações de artigos e demais trabalhos relacionados ao artista.

(...) José Augusto soma mais de 200 discos entre vinil e rotações (discos com apenas duas músicas que Luiz Gonzaga gravou em 1941), mais de 80 CDs, aproximadamente 20 livros e já perdeu a conta sobre o número de exemplares de revistas que possui em seu acervo.

O gosto pela tradição e, especialmente, pela música nordestina, conduziram José Augusto a apresentar um programa de rádio. Aos domingos, o programa ‘Aquarela Nordestina’, veicula na Rádio Aperipê, sempre trazendo artistas da terra e claro, comentaristas para falar sobre o vasto trabalho de Luiz Gonzaga.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário