quinta-feira, 25 de setembro de 2014

25 de Setembro - Dia do Rádio no Brasil


Dia do Rádio no Brasil é comemorado em homenagem à Roquette Pinto.
Por Rosianne Couto.

A data desta quinta feira (25) é muito especial para os radioamadores do Brasil. Neste dia, comemora-se o Dia do Rádio em nosso país. O dia escolhido é uma homenagem ao ‘pai do rádio brasileiro’, Roquette Pinto, que, em 1923, fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro – primeira emissora do país.

Com o passar dos anos e o avançar das novas tecnologias, o rádio também evoluiu. Antes, pesados e enormes devido à válvula, transmitiam a programação com algumas interferências e ruídos. Hoje, com os transistores, são pequenos, leves e modernos.

À cada meio de comunicação que surge e ganha destaca, cogita-se o desaparecimento do anterior. Assim foi com o rádio, quando com o surgimento da televisão, muitos defenderam a tese de que este veículo acabaria.

Ao contrário da tese, o que se vê é o rádio ganhando novos formatos – rádio na web e rádio digital – e conseguindo alcançar os mais diferentes tipos de público.

Primeira transmissão

A primeira transmissão de rádio no Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1922 nas comemorações do centenário da Independência. Naquele dia, no recinto da Feira Internacional, no Rio de Janeiro, o presidente Epitácio Pessoa fez um discurso que foi ouvido em Petrópolis, Niterói e São Paulo.

A antena fora colocada no morro do Corvocado, onde hoje está o Cristo Redentor, e receptores semelhantes ao serviço de alto-falante foram trazidos do exterior, instalados nas cidades escolhidas para as audiências.

O gráfico abaixo mostra a evolução do som (Fonte: Blog da Adri).

Clique na foto para aumentar.

 

Fotos e texto reproduzidos do site: http://dialog.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário