terça-feira, 6 de agosto de 2013

A Rádio Web do Tribunal de Contas de Sergipe




A Rádio Web TCE surge como um novo canal de divulgação das atividades e de interatividade do Tribunal de Contas de Sergipe com seus servidores, jurisdicionados, mídia e a sociedade.

Fazendo o diferencial, a Rádio Web TCE funciona 24 horas com transmissão permanente de informações, notícias, reportagens, entrevistas, música, entretenimento cultural e propaganda institucional.

DEFINIÇÃO DA RÁDIO WEB

Dentro da nova visão de comunicação do Tribunal de Contas de Sergipe, a Rádio Web TCE é um novo canal de divulgação das atividades do Tribunal, além de ser um veículo permanente de informações, entretenimento, cultura e propaganda institucional Trata-se de um importante instrumento de divulgação e de socialização do conhecimento.

“O papel básico da comunicação no serviço público é o de promover a integração interna e, externamente, e o de projetar a imagem e a identidade da instituição. A comunicação deve atuar também como base de lançamento de valores e conhecimentos, promovendo e estimulando ações de cidadania, de integração social e democratização do poder, posicionando-se sempre no contexto social como um instrumento a serviço da verdade”. (Teotônio Neto, maio de 2009)

A utilização do recurso de áudio na internet também possibilita a transmissão ao vivo, bem como a criação de uma playlist com uma programação. Devido à ampliação dessa ferramenta, é possível desenvolver os seguintes serviços:

Download – As entrevistas realizadas no estúdio da rádio ou pela equipe da Secom são disponibilizadas para que os profissionais da imprensa façam download e possam aproveitar as gravações em suas programações.

Estúdio – O estúdio criado no Tribunal de Contas possibilita a gravação de áudio para utilização nas emissoras de rádio, bem como a possibilidade de conectar ‘em rede’, pelo telefone, com qualquer rádio do país. Funciona como uma espécie de extensão das rádios comerciais. Esse recurso permite uma melhor interatividade com os colegas das rádios e, por conseqüência, com a sociedade. Por esse processo, é possível receber o sinal do veículo de comunicação e interagir com os profissionais dos estúdios.

HISTÓRICO DA RÁDIO WEB

A idéia de montar uma rádio web para o Tribunal de Contas de Sergipe surgiu do jornalista Theotônio Neto, em março de 2009, quando este assumiu a Coordenadoria de Comunicação do órgão. A proposta foi prontamente aceita pelo presidente do Tribunal de Contas de Sergipe – conselheiro Reinaldo Moura Ferreira.

Em contato com o empresário Nestor Amazonas, que atua com projetos de tecnologia em São Paulo, Theotônio lhe confidenciou a idéia e solicitou indicações de profissionais para o referido projeto. De imediato, Nestor indicou o jornalista Henrique Matos, que reside em Aracaju, é especialista na área de comunicação digital e seu consultor de tecnologia da comunicação.

Ainda em março, Theotônio convidou Henrique para o desenvolvimento do projeto e, juntos, detalharam as necessidades do TCE e analisaram a viabilidade do projeto.

Em abril do mesmo ano, foi apresentado o projeto constando a proposta de programação, a equipe e os equipamentos necessários, além dos procedimentos para entrar em operação.

No mês de agosto, o jornalista Emannuel Dantas foi convidado para dirigir a rádio web; e a publicitária Juliana Rodrigues para coordenar à edição de programação. Já no mês de outubro, a pedagoga Fátima Siqueira se incorporou à equipe para secretariá-la.

No dia 24 de novembro de 2009, foi assinado o contrato com a empresa Alfamaweb, para utilização do sistema de gerenciamento da rádio. Durante o mês de dezembro de 2009, foram realizadas as primeiras capacitações para a equipe técnica, quando, nesta mesma época, os equipamentos licitados chegaram ao TCE.

O mês de janeiro de 2010 foi todo dedicado à montagem dos equipamentos e às adequações físicas da sala onde foi montado o estúdio. Sendo que a programação da rádio web foi ao ar em fevereiro de 2010, em caráter experimental, somente com músicas e uma programação especial de Carnaval. No mesmo mês, o publicitário Marcos Paranhos também passou a fazer parte da Rádio Web TCE, desenvolvendo suas atividades na técnica de edição.

A primeira entrevista no estúdio foi feita em 23 de março de 2010, pelo jornalista Emmanuel Dantas com o historiador e jornalista Luiz Antônio Barreto. A rádio foi inaugurada no dia 29 de março, como parte integrante das comemorações dos 40 anos do Tribunal de Contas de Sergipe.


É preciso destacar também que a equipe que compõe a Assessoria de Imprensa do TCE é a principal colaboradora da Rádio Web TCE, para a produção e gravação dos programas jornalísticos.

Fotos e texto reproduzidos do site:
http://www.tce.se.gov.br/radiowebtce/index.php#

Nenhum comentário:

Postar um comentário