quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

José Tadeu Cruz (1950 - 2006)

José Tadeu Cruz - Desportista e Coronel de Ferro.

José Tadeu Cruz nasceu na cidade de Itaporanga D`Ajuda, interior sergipano,no dia 26 de outubro de 1950
  
Por Joel Batalha *
                               
           José Tadeu Cruz  nasceu na cidade de Itaporanga D`Ajuda, interior  sergipano,no dia 26 de outubro de 1950. Seus pais: Alfredo da Cruz e Maria José Cruz. A sua infância foi igual a da garotada da época, jogando futebol, nos bairros.No final da década 60 e início  da década 70, Tadeu Cruz, já residindo na capital sergipana, foi estudar no Colégio Tobias Barreto e lá jogou  futebol de salão em competições internas, entre salas. Ele recorda que jogou ao lado do  hoje desportista Edson da Celt. O certo é que Tadeu, na sua adolescência, não se importou com a carreira de jogador e sim estudar, mediante fiscalização  de seus diletos pais.

           Em 1965, Tadeu Cruz fez a sua primeira investida na imprensa sergipana, integrando a equipe esportiva de Silva Lima, na Rádio Liberdade, levado  pela dupla João Batista de Santana e Fernando Dória. Tadeu Cruz brilhou na “Equipe Pau-de-Arara” de Silva Lima, como repórter de pista. Me lembro bem, ele atuando com sua “boina” na cabeça,  nas pistas do Estádio Adolfo Rolemberg e Estádio Estadual de Aracaju, onde hoje fica o Estádio do Baptistão.
  
Ele, o Tadeu Cruz, trabalhou nos seguintes órgãos de comunicação: Rádio Liberdade, Rádio Cultura de Sergipe, Rádio Atalaia, Rádio FM de Própria e hoje, integra a Rádio Aperipê AM, com o seu programa, aos domingos, das 6 às 9 horas: “Domingo no Clube”.

            Na Rádio Liberdade, na década 70,  Tadeu Cruz, comandou com sucesso, os seguintes programas: Ronda Policial e Baile M-20. Na Rádio Cultura, em 1985, comandou o programa “Domingo no Clube”, ainda hoje existente na Rádio Aperipê AM. Na seqüência, na Rádio Atalaia teve os  programas:  Domingo no Clube e Ronda 190. Sucesso total. Na Rádio FM Propriá, apresentou o programa “O Povão no Rádio”. De 1998 até hoje , ele apresnta com sucesso, o programa “Domingo no Clube”. Hoje,na Rádio Jornal AM, apresenta o programa “A Hora do Dragão”,das 20 às 22 horas, nas terças-feiras.No Confiança, Tadeu Cruz passou por todos os cargos. Comenta-se que Tadeu é o sucessor do desportista Manoel Baiano, o campeão nos bastidores.

           E suas peripécias Tadeu Cruz ? – Tadeu : Tenho várias Joel Batalha, e uma delas aconteceu quando eu era aspirante da Polícia Militar do Estado de Sergipe, isso em 1972, quando comandava um carro de Rádio Patrulha-RP, fato ocorrido no Mercado Municipal de Aracaju, no centro. E sabe com quem? – Com a famosa “Nêga Lia”... Lá chegando com 6  policiais bem armados, a tal de Nega Lia, cheia de “camjibrina”, enfrentou os militares, dando pontapés por todos os lados e um atingiu a cabeça de um praça que o capacete voou 50 metros. A Nega Lia foi presa, mas deixou baixa na guarnição, sendo dois feridos e os demais  com as fardas rasgadas, Não foi fácil...

          Outra peripécia por demais inusitada aconteceu nos meados da  década 70,  com um certo goleiro do Lagarto, cujo nome prefiro omitir para não denegrir a sua imagem. O tal goleiro, sabedor que o Confiança iria jogar no domingo à tarde no Bptistão me procurou, querendo vender o placar da partida, em troca de um cheque de 3 mil cruzeiros. Até aí tudo bem... Aceitei a sua proposta, entregando-lhe o cheque, isso no dia anterior a partida. Minutos antes da partida começar, ouvi a celeuma que o goleiro tinha denunciado a minha pessoa, afirmando a sua diretoria que eu tentei subordiná-la. Os colegas de imprensa não me  pouparam, acreditando no tal goleiro. Não tive o direito de resposta. No final da partida, o placar foi de 3 a 0 para o Confiança. Dias depois, fui procurado por um  dirigente do Lagarto,pedindo que eu liberasse o cheque de  3 mil cruzeiros que se encontrava com ele bloqueado. Liberei o cheque e ele ficou com o dinheiro. Durma com  uma coisa dessa!!!

           Em 1990, Tadeu Cruz era dirigente do União da cidade de Propriá. Naquela época, o futebol propriaense era quente. Na semana do jogo entre União e América também de Propriá, existia muita celeuma, fofocas e muitas coisas. No União tínhamos os massagistas, os dois irmãos “Neguinhos”. Através dos mesmos fiquei sabendo que o treinador Lauro do América era chegado a um changô. Tinha  inclusive, conforme os irmãos “Neguinhos” e a mulher de um soldado,  intenção de fazer alguns trabalhos  na casa de “Xangô do Abílio”. Pergunto eu: O que fez você Tadeu? – Tadeu: Residindo em Própria, já que na época era Delegado de Polícia local, chamei os ditos irmãos “Nêguinhos” para a minha residência. Mandei que ambos fossem comprar 16 galinhas pretas. Dito e feito... Vestido de “xangozeiro”, todo de branco e de touca. Recebido o “caboclo  de labatu”, eu com uma garrafa de cachaça na mão, etc. Coloquei farinha, misturada com pólvora, no chão. Toquei fogo, saindo uma fumaceira e pipocos dos “diabos”, deixando os irmãos “Nêguinhos” apavorados.  Saindo o “caboclo” de mim, perguntei aos meus amigos o que foi que aconteceu. Eles nada disseram, ficando calados e para surpresa minha, ambos, caíram foras, na maior carreira. No dia do jogo, num domingo pela manhã,  peguei o material da “fumaceira” e as 16 cabeças das galinhas pretas, colocando num saco e mandei os irmãos “Neguinhos”, colocarem no vestiário do América; Minutos antes da partida, chegaram o técnico Lauro e os jogadores, no vestiário, todos abismados no que viram. O que fez Lauro: mandou que todos os jogadores “urinassem” nos trabalhos feitos por Tadeu Cruz. O pior é que um dos jogadores não conseguiu urinar, deixando o treinador Lauro fulo da vida e em pânico. Resultado da partida : União 1 x 0 América. Pergunto eu: será que o coronel Tadeu tem algo a ver com “feiticeiro”?
            
                     Ambos foram da mesma turma, no Curso d Oficiais da PMSE e,  até hoje, suas amizades são  preservadas. Osvaldo Bezerra chegou a Coronel e ao comando Geral da Polícia Militar  de Sergipe. Enquanto Tadeu galgou  ao posto de Tenente-Coronel e comandante do Batalhão  Especial de Segurança Patrimonial-BESP. São dois grandes esportistas...
                                              
 NOTA DO AUTOR: O Coronel Tadeu Cruz, por sinal um dos meus amigos e um dos principais incentivadores, das 1ª e 2ª  edições, das “Peripécias do Esporte Sergipano”.  Essas peripécias do Tadeu estão inseridas para o II  livro desse  autor que será  lançado dentro em breve. Essa reportagem, ou pesquesa , foi feita com o colega Tadeu Cruz,   há mais de um ano atrás, mas  infelizmente,  o heróico desportista e homem público, veio a falecer no dia 11 de novembro de 2006, deixando saudades aos seus familiares, colegas e amigos. Que Cristo Jesus o tenha colocado no lugar   que ele merece.

*Autor: Joel Batalha, radialista, jornalista, advogado e escritor. 
*Texto reproduzido do site:  infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário